Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/01/2013

Estudo e pesquisa de moda na internet

2 min

A web é um ambiente riquíssimo para pesquisa e leitura de estudos na área de moda

Profissionais brasileiros qualificados publicam artigos científicos, TCCs, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Eu que sou estudiosa, adoro pesquisar e ler tudo que for possível, e de interesse no momento, que estes profissionais dedicados compartilham conosco, afinal “para o que nos serve todo conhecimento adquirido ao longo de anos se não for compartilhado?”

Acho importante salientar também a questão ética, que muitas vezes tem sido esquecida ou até desconhecida de alguma forma. Não podemos interpretar como lapsos publicações reproduzidas sem os devidos créditos – afinal os autores investiram tempo, dinheiro, energia, e muito mais… Então é uma atitude no mínimo irresponsável sair por ai reproduzindo conteúdo que não é de sua autoria.

 

 

 

 

Sketchbook Exposição Victoria and Albert Museum London – Juliana Sissons

Mas o propósito deste post é justamente incentivar e fomentar as pessoas a formarem uma rede de compartilhamento on-line, (com critérios éticos e responsáveis) a dividirem e compartilharem informações técnicas, dicas de trabalho, uso dos softwares, formas inovadoras de trabalho. É uma vastidão de interesses, e acredito que todos têm tanto a dar quanto a receber (o importante é participar das duas formas.)

As vezes nem imaginamos o quanto uma dica ou mesmo uma descoberta pode ser interessante a colegas e profissionais da área. Quem sabe seria válido até organizar fóruns e workshops regionais para facilitar o acesso. Esta não é uma visão utópica nem romantizada. É claro que não estou falando de estratégia empresarial, nem de divulgar com detalhes os modelos da próxima coleção, por exemplo.

Mas, falando nisto, o que é tendência de moda hoje? Será que esta informação tão valiosa está na cabeça de alguém? Claro que não. Atualmente a velocidade das informações é surpreendente, até dá certo trabalho assimilar e filtrar o que cada marca precisa levar em consideração. Fica a proposta em aberto então: vamos compartilhar!

A propósito, hoje mesmo li parte de uma tese muito interessante e descobri que a autora é a professora Icléia Silveira, colunista deste blog. Parabéns, excelente trabalho!

As fotos que seguem são de Ravensbourne University, em Londres, um ambiente perfeito para incentivar a criatividade.

 

 

 

 

Ravensbourne University, Londres – Arquivo pessoal/setembro de 2012

Por Simone Schuler

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

Escrito por Audaces

Digitalização de moldes

13/05/2021

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Escrito por Audaces

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces