Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

21/01/2016

Entrevista com Pati Cuozzo: o que faz um stylist de moda

2 min

Por Francys Saleh

Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 

Você sabe o que faz um stylist de moda? Atualmente a carreira de stylist é considerada uma das mais desejáveis entre as carreiras de comunicação de moda. Se você é do tipo de pessoa que tem um bom gosto, é ótimo em montar looks e é bom em identificar o estilo ideal para a personalidade e silhueta de outras pessoas, então esta pode ser sua área.

O trabalho de um stylist não impõe seu gosto pessoal, mas colabora para obter o look certo para as pessoas e situações particulares. Em geral, stylists trabalham em sessões fotográficas para revistas, catálogos e publicidade, mas também atuam na televisão e para clientes particulares.

Pati Cuozzo, stylist e produtora de moda, que realiza trabalhos para marcas e estilistas, assim como para publicações e edita seu próprio site (www.paticuozzo.com) com tópicos de styling informações do mercado de moda e consumo, compartilha aqui um pouco de sua experiência profissional e quais os caminhos que um estudante de moda deve seguir.

Qual sua formação? Sou formada em Moda e Estilo pela UCS e Esmod Paris e pós-graduada em Ciências Aplicadas ao Consumo pela ESPM/Sul.

De onde surgiu o interesse de trabalhar como stylist?
Eu sempre soube que trabalharia antes ou depois do desenvolvimento de coleção… Ou trabalharia com pesquisa (o pré) ou com marketing (styling, visual merchandising). E Durante a faculdade fiz estágios na produção do Donna Fashion Iguatemi (em Porto Alegre/RS), onde tive meu primeiro contato com os stylists dos desfiles. Ao ver o trabalho deles fui me encantando pela maneira como construíam a imagem conceito do desfile e, até hoje, isso é o que mantém meus olhos brilhando! 

Editorial Candy Crush
Créditos: Droid Studio

Conte um pouco sobre os trabalhos que realizou:
Trabalhar na equipe de styling de grandes marcas do varejo nacional me trouxe experiência em produzir grandes volumes de trabalho; ao mesmo tempo que fazer styling para uma marca menor, em que tu desenvolve o trabalho junto ao estilista, é muito enriquecedor por essa proximidade com a criação das peças, e então, tu faz parte daquele universo praticamente o tempo todo! Ter trabalhando em desfiles da semana de moda de Paris foi como um sonho (apesar de ter sido muita ralação e zero glamour, como todo e qualquer trabalho de backstage!). Outro trabalho que sempre me toca quando lembro foi o desfile que desenvolvi junto às apenadas do Presídio Feminino Madre Pelletier, aqui em Porto Alegre. Um desfile com material alternativo, para expor os trabalhos que elas realizam lá dentro. Um momento único e de muita troca.

Muita gente tem dúvida sobre o que faz um stylist de moda. Qual conselho você deixa para quem deseja ingressar na área:
Treinar o olhar! Ter um olho clínico para identificar tendências, garimpar “aquela” peça, conseguir imaginar o que vai funcionar ou não… E isso, do meu ponto de vista, é resultado de muita pesquisa, leitura, curiosidade! Além de claro, saber ser neutro e não deixar seu gosto pessoal interferir no trabalho. O que tem que predominar é o estilo da marca ou cliente – no caso dos trabalhos com imagem pessoal. 

Editorial Beach and Boho
Créditos: Manu D’Almeida

Agora que você sabe o que faz um stylist de moda, já dá para ter uma ideia se é este mesmo o caminho que você deseja seguir como profissional. Esse perfil se encaixa com o seu?

Saiba mais:

Diferenças entre a moda e o vestuário

A importância da propaganda na indústria da moda

A diferença entre estilista e figurinista

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto descontinuado Audaces

10/11/2021

Audaces comunica a descontinuidade de peças e suprimentos de Jet Print e Jet Print Plus

Escrito por Audaces