Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/07/2013

Educação a distancia: quais as ferramentas de ensino?

Muito discute-se sobre o ambiente acadêmico tradicional e o virtual: qual o mais adequado, o ensino à distância realmente é efetivo, suas ferramentas podem ser usadas nos cursos presenciais etc. O artigo “Ateliê e Educação à Distância: uma ação complementar ao ensino superior presencial de moda” apresenta as características do ensino e do ambiente virtual utilizados e aponta alguns dos principais benefícios que podem ser conquistados com este método tanto nos cursos presenciais quanto nos virtuais.

Os cursos de Educação à Distância são, geralmente, organizados em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, também conhecido como AVEA. Nesses espaços online, os professores das disciplinas podem montar a aula utilizando os mais diferentes recursos multimídias – textos, vídeos, músicas, hipertextos, hiperlinks, entre outros. Outro benefício deste sistema é que o AVEA permite que o aluno assista a aula quantas vezes forem necessárias para assimilar o conteúdo.

O AVEA também é um espaço onde o professor pode disponibilizar materiais complementares referentes ao tema discutido em aula e orientar, por meio de diferentes recursos, as atividades a serem realizados pelos estudantes. Todo exercício desenvolvido pelos alunos também constrói a disciplina, pois – em alguns casos – os trabalhos também são colocados no ambiente e podem ser consultados pelos outros estudante.
 

Os alunos podem acessar o ambiente virtual de qualquer lugar, desde que possuam conexão com a internet / Reprodução

A Educação à Distância também requer alguns mecanismos diferentes da aula presencial para garantir a qualidade do ensino. A inclusão de tutores virtuais – que atendem via web – e presenciais, ambos atuam no sentido de orientar, informar e tirar as dúvidas dos estudantes referentes às disciplinas. Os Ambientes Virtuais também funcionam como ferramentas complementares tanto para cursos de Ensino à Distância quanto para cursos presenciais, porque o conteúdo postado nesses espaços virtuais ficam à disposição da classe e podem ser consultados sempre que o aluno necessitar.

O artigo também aponta que o uso de ambientes virtuais no ensino de disciplinas como “Ateliê Experimental de Confecção” poderia facilitar o aprendizado dos alunos, uma vez que é comum a participação de pessoas que não sabem costurar. Em alguns casos, mesmo o atendimento individual não consegue sanar as necessidades do estudante, porém, o material de ensino disponibilizado no ambiente virtual fica à disposição do estudante que pode consultá-lo quantas vezes forem necessárias até aprender.

Logo, as autoras destacam que o apoio do AVEA no ensino presencial contribui significativamente para ampliar as possibilidades de aprendizagem e o fornecimento de materiais que complementem o conteúdo dado em sala de aula. Além disso, o uso desse recurso facilita o desenvolvimento de trabalhos extraclasse.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces