Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/12/2013

Dicas auxiliam empreendedor a enfrentar desafios na moda

Empreender! Sem dúvida essa é uma das palavras-chave que estão presentes no dia a dia de muitos brasileiros, principalmente para aqueles que atuam no setor da moda – confecção de roupas e sapatos, têxtil, entre outros. Afinal, as expectativas e perspectivas são promissoras quando se trata de uma área que deve faturar cerca de R$135,7 bilhões apenas em 2013 e que tem no mercado virtual um campo vasto que começa a ser explorado.

Mas em um país em há muitos desafios para o empreendedor, algumas dicas simples podem auxiliar os novos empresários a se prepararem para alguns dos (muitos) desafios que virão a enfrentar. Confira algumas dicas para aqueles que têm interesse em atuar no universo da moda e também no meio virtual.

1 – Seja um empreendedor autêntico! Não é recomendável usar como base estratégias de mercados que estão à frente. Uma ideia é investir na imagem positiva alcançada por meio de produtos feitos em fibras naturais ou artesanato e que tenham atributos da cultura nacional.

2 – Busque parcerias. Empresas que estão começando podem unir-se a outros negócios, identificar oportunidades no setor e se ajustar às coleções a serem confeccionadas.

3 – Já pensou em atuar em um nicho? Investir em um segmento específico dentro do universo fashion pode dar um bom retorno, prova disso são as confecções de moda plus size que conquistaram um mercado estimado em cerca de R$4,6 bilhões, segundo a Abravest Associação Brasileira do Vestuário.

4 – Relacionar-se. Ter e manter bons relacionamentos com parceiros, fornecedores, clientes, entre outros, podem gerar negócios positivos, uma vez que um desses membros da rede pode verificar movimentos interessantes do mercado, o que pode resultar em bons negócios.

5 – Escute os clientes. Interagir com as pessoas que conhecem o produto pode ser um canal para boas ideias e auxilia o empresário a identificar outras oportunidades de negócios.

Meio virtual
Para os empreendedores que pretendem explorar o mercado da moda no mundo online, algumas dicas podem facilitar o trabalho na rede.

– A primeira delas é ter uma boa estratégia de entrega, pois um dos grandes desafios do comércio online é ter uma logística eficiente.

Quem não é visto não é lembrado, por isso, divulgar é essencial! Um dos canais mais recomendados pelos especialistas são as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, que podem ser administradas pelo empresário ou por empresas especializadas que cobram pelo serviço.

– Empresários devem investir em canais eficientes de atendimento para responder dúvidas dos clientes. Também devem resolver problemas de vendas com agilidade e possuir uma política clara de trocas.

– A forma de expor os produtos na rede também fazem diferença. Fazer fotos produzidas com modelos usando os produtos auxilia o cliente na hora de fazer a compra.

Fonte: Estadão PME

Saiba mais…
Moda e empreendedorismo: qual a relação?

Eu posso ser um empreendedor?

Gestão de marca na moda – Parte 2 – Brand Equity

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces