Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/02/2014

Desenho de moda técnico no Audaces Idea: cotas e indicações

O desenho de moda técnico precisa ser facilmente compreendido pelos diversos profissionais da indústria da moda, para tanto são utilizadas as cotas e indicações. As cotas representam as principais medidas de uma peça de vestuário, para tanto são utilizadas as dimensões para o tamanho correspondente à peça piloto ou teste. As medidas para os demais tamanhos costumam ser preenchidas na ficha técnica para conferência durante a produção e no controle de qualidade.

Ao incluir as cotas é importante pensar nas medidas mais importante para a confecção daquele artigo, afinal, cada tipo de vestuário vai ter diferentes medidas fundamentais. É bom lembrar também de não cotar o mesmo elemento na vista de frente e de costas, e de distribuir as costas entre as vistas para que o desenho fique claro e legível.

Desenho de moda técnico com cotas

No Audaces Idea basta utilizar a ferramenta Anotação de Medidas, que permite inserir cotas verticais, horizontais e livres. Escolha o tipo de cota conforme o elemento a ser medido no desenho técnico. Esta ferramenta mede a distância entre dois pontos no desenho, mas também permite inserir a medida que pretendemos. Além disso, é possível editar a fonte, o tamanho e a cor de preenchimento do texto.

No exemplo que eu venho usando para falar sobre o desenho técnico (aquela camisa feminina de mangas bufantes) inseri a medida do fechamento frontal; o comprimento tanto da frente como das costas, visto que são diferentes; o comprimento da manga; e a medida da gola.

Inserção de indicações no desenho técnico de moda

Mas para que se compreenda de fato como essa peça foi projetada, é preciso ainda inserir as indicações. Estas são descrições de detalhes ou partes importantes do artigo de vestuário que merecem atenção especial como: pregas, franzidos, recortes, pences, bordados, estampas, aviamentos e acabamentos. Podem ser também elementos que não conseguimos cotar como a profundidade de um decote ou a largura de uma pala, por exemplo. Ou ainda indicando diferentes cores, tecidos ou estampas.

É importante usar sempre a mesma fonte, tamanho e cor de texto, tanto para as cotas como para as indicações. Além disso, as flechas devem sempre apontar para o desenho e não para o texto, bem como devem ser retas formando ângulos quando necessários e nunca curvas.

Indicações e cotas no desenho técnico de moda

Na camisa do exemplo acima, inseri as indicações do tipo de bainha, dos tipos e tamanhos dos botões de cada parte da peça, o tipo e a profundidade da prega. Vale ressaltar que cada artigo de vestuário e também cada estilista vai eleger seus itens mais importantes para indicar e cotar, tudo vai depender da rotina da empresa, do tipo de produto que produz e das dificuldades ou diferenças que aquela peça específica apresenta.

Para fechar com chave de ouro os posts sobre desenho de moda técnico, falarei sobre a Teca e as Formas Personalizadas na próxima semana. Não percam e bons desenhos!

Por Ananda Sophie
Mestranda em Design Estratégico e Professora na Universidade Feevale

Leia também…
Desenho técnico de vestuário: acabamentos e costuras
– Desenho técnico de moda com utilização de manequim
Desenho técnico: função e principais características
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces