
22/02/2021

O que é desenho técnico de moda e como fazer com perfeição
Quando falamos em desenho de moda, logo pensamos nos croquis criativos e artísticos, tendo como protagonista a roupa que envolve figuras humanas com as mais diferentes formas. Mas, ainda que seja mais voltado para o realismo e para a geometria, o desenho técnico de moda é tão relevante quanto o croqui que dá forma à ideia do estilista.
No desenho técnico de moda, a arte da observação e do detalhismo é quem reina sobre a tela em branco, ao mesmo tempo que sua precisão e técnica são as bases para o bom desenvolvimento do projeto da vestimenta. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o desenho técnico de moda e como ele influencia em toda a cadeia produtiva. Continue a leitura e descubra também como esta etapa pode ser otimizada no dia a dia da confecção de moda.

O que é desenho técnico de moda
O desenho técnico de moda é uma representação gráfica, plana, bidimensional, objetiva e detalhada de uma roupa. É o projeto de construção da vestimenta, no qual constam dimensões, proporções, detalhes e instruções sobre como a peça, anteriormente imaginada e esboçada em um croqui, deve ser desenvolvida. O desenho técnico de moda também é utilizado para ilustrar de forma completa a peça em uma ficha técnica.
Também chamado de desenho plano, tem como base a geometria descritiva e espacial para a representação das vistas frontal, posterior e lateral das peças de vestuário. Em outras palavras, o desenho técnico é a visualização planificada de uma roupa, como se a enxergássemos estendida em uma mesa, sinalizando e reproduzindo ainda as reentrâncias e relevos que tornarão a peça tridimensional.
O desenho técnico de moda é justamente a representação técnica e fidedigna aos padrões, medidas e detalhes do vestuário anteriormente criados em um croqui. Após a fase criativa, é hora de traduzir tudo com o máximo de especificações, para que a produção da peça ocorra exatamente como o imaginado pelo designer de moda. É no desenho técnico que há a apresentação de cada botão, costura, prega, bolso, as proporções exatas da peça, entre outros.
Características de um desenho técnico de moda
Se o croqui está mais para o desenho artístico, o desenho técnico é a engenharia, o projeto, o desenho fiel aos mínimos detalhes daquela vestimenta. Imagine o desenho técnico de moda como um desenho arquitetônico, uma planta baixa e seus respectivos cortes, demonstrando as diferentes visões e ângulos que se tem de uma casa, por exemplo, para orientar sua construção.
Por analogia, o desenho técnico de moda tem o mesmo objetivo: orientar, detalhar e descrever a peça de roupa ao máximo, para garantir que o produto final seja o que se imaginou lá no início, no processo criativo. Para isso, o desenho técnico apresenta algumas características:
- Desenho feito em escala, que deve ser informada para exata execução da peça
- Cotas contendo todas as dimensões
- Visão das faces frente, verso e laterais planificadas
- Representação de costuras, pespontos, recortes, acabamentos, botões, zíperes, entre outros
- Representação de caimento da peça
- Identificação de tecidos da peça e estampas
- Desenho manual monocromático e desenho digital com cores, estampas e texturas
- Linhas de diferentes tipos e espessuras para simbolizar contornos, costuras, entre outros
- Representação de bolsos internos e forros
Por se tratar de um projeto, o desenho técnico tem sua própria linguagem e forma de representação de detalhes das vestimentas. Portanto, esta linguagem precisa ter um padrão que esteja no entendimento de todos os profissionais envolvidos no processo de produção das peças, evitando erros e desencontro de interpretações.
Qual sua importância para a produção de moda?
O desenho técnico de moda é a base para o desenvolvimento de qualquer peça de vestuário. É através dele que ocorre a comunicação entre as áreas de Criação e de Produção, sendo ele um fator importante para todo o processo produtivo e seu resultado final.
Por isso, todas as informações contidas no desenho técnico, assim como na ficha técnica, devem ser altamente precisas e detalhadas. Mas complexidade e detalhamento não significam dificuldade! Tudo o que é descrito em um desenho técnico de moda precisa ser claro e objetivo, possibilitando a fácil interpretação por parte de todos os profissionais envolvidos.
Um desenho técnico preciso permite que o profissional de modelagem consiga reproduzir as exatas dimensões, caimentos e outros detalhes no molde que, por sua vez, será o gabarito para a gradação de tamanhos, o corte e a montagem de inúmeras peças. O desenho técnico e a ficha técnica, juntos, darão conta dos custos de cada peça e das quantidades de itens necessários para a produção. Também é no desenho técnico que constará especificações como costuras, pespontos, recortes, entre outros.
Enfim, o desenho técnico de moda acompanha a maior parte da produção do vestuário e tem um impacto importante no produto final. É por este motivo que sua elaboração leva bastante tempo e pede muita atenção, principalmente quando é feita manualmente ou em ferramentas digitais sem automatizações e que não sejam específicas para a moda. Qualquer erro ou discrepância pode causar retrabalhos, desperdícios de matéria prima e gargalos consideráveis em toda a cadeia produtiva.

Com fazer um bom desenho técnico de moda
Visto que o desenho técnico de moda tem grande relevância na produção de moda e no resultado final, há algumas boas práticas para a sua elaboração, a fim de otimizar processos e evitar possíveis danos. São eles:
- Detalhamento de informações de forma clara e objetiva
- Descrições que facilitem a interpretação e possibilitem que a peça final seja fiel ao projetado pelo designer
- Conhecimento básico em tecidos, modelagem e costuras, para melhor comunicação de informações no desenho técnico
- Conhecimentos de anatomia e em tecidos, para entendimento sobre caimento das roupas e, consequentemente, melhor representação gráfica
Além dessas práticas, é possível otimizar ainda mais o desenvolvimento e o resultado de um desenho técnico de moda através de ferramentas digitais. Dessa forma, é muito mais fácil e rápido realizar ajustes, adicionar cotas e representar tantos detalhes necessários neste tipo de desenho. Também é possível representar, em softwares de desenho, diferentes cores, tipos de tecido e estampas, algo que no desenho manual é algo muito trabalhoso.
Desenho técnico no computador
Sem dúvida, o impacto que um desenho técnico de moda tem na produção justifica sua complexidade e riqueza de informações. Por outro lado, quando falamos de desenvolvimento do desenho técnico, essa complexidade pode ser amenizada. Aliás, é possível ainda otimizar a elaboração do desenho e torná-lo mais completo, usando até menos tempo.
Tudo isso é possível através da tecnologia dos softwares editores de imagens e de desenhos bidimensionais. Comuns em áreas como o Design Gráfico, muitas confecções já utilizam ferramentas digitais para elaborar o desenho técnico de moda.
No entanto, boa parte dos softwares usados não foram feitos para a realidade das confecções, ou seja, não oferecem nada além do que a ferramenta de desenho em si, sem muitas vantagens para os profissionais da moda. No fim, boa parte do trabalho que vai além do desenho da peça precisa ser feito da mesma forma, ainda que no computador.

A vantagem de uma ferramenta CAD específica para moda
A boa notícia é que profissionais da moda e empresas do ramo têxtil já contam com ferramentas pensadas especialmente para a indústria do vestuário. A Audaces oferece soluções que atendem e superam as necessidades das confecções de moda, pois se baseia na realidade dos profissionais e empresas para criar ferramentas inovadoras. E para desenhos técnicos precisos, foi desenvolvido o Audaces Idea, uma ferramenta integrada da multissolução Audaces 360, a mais completa para a Indústria da Moda.
Desenho técnico, ficha técnica e pré-custos automatizados
Muito mais que um software para desenho e edição, Audaces Idea é uma poderosa solução com ferramentas específicas para a moda, interface intuitiva, informação integrada e muito mais. Tudo para facilitar e automatizar, economizando tempo para dedicação à pesquisa e ao design, e ainda cumprir os curtos prazos do calendário de lançamentos. Olha só:
- Ferramentas para desenho técnico completo
- Ficha técnica automatizada, integrada com o sistema de gestão
- Pré-custo do modelo gerado automaticamente
- Aplicação e edição de estampas corridas e localizadas
- Desenho técnico e ficha técnica integrados
- Importação de modelagem para a ficha técnica
- Fácil comunicação entre áreas de Estilo e Modelagem
- Integração com todas as ferramentas do Audaces 360, com atualização de informações em tempo real
- Informações em segurança, eliminando gerenciamentos paralelos
Por fim, para entender melhor por que o Audaces Idea é a solução ideal para otimizar os processos de desenho técnico, ficha técnica e pré-custos, dê play nos vídeos abaixo e conheça mais sobre a ferramenta.

gostaria de aprender
Olá Adriana, muito obrigado por mostrar interesse na Audaces, conheça nossos cursos através do link: https://bit.ly/2YQVyJ5