Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

27/11/2014

Desafios do modelista: valorização da profissão e mercado

A colunista do blog Falando de Produção Polyane Carlota falou em entrevista sobre a Modelagem Plana e a Moulage e a questão da valorização do modelista, bem como o mercado para este profissional hoje. Polyane é designer de Moda, Tecnóloga Têxtil, docente de Moda e Vestuário e sócia da Carlota Reis Camisaria Feminina.

Quantos métodos de modelagem existem?

Polyane Carlota – Existem muitos métodos de modelagem planificada, como o industrial, por meio de gabarito, muitos acabam sendo feitos por noção, como no caso das costureiras de bairro, que modelam e costuram usando a intuição; porém, se obtém um bom resultado com qualquer um dos métodos. As empresas utilizam a modelagem industrial que é mais objetiva e precisa do que os outros métodos de modelagem planificada.
 
Muitos modelistas também trabalham com a técnica da Moulage (modelagem tridimensional), que permite diversos efeitos que não são possíveis na modelagem plana. O profissional que utiliza a técnica de Modelagem Plana e Moulage, desenvolve a roupa com mais facilidade do que o profissional que utiliza apenas a modelagem plana.
 
Os modelistas tradicionais estão perdendo espaço para os que operam sistemas informatizados?

Polyane Carlota – Não necessariamente. Por exemplo, os operadores de sistemas informatizados dominam o uso dos softwares de modelagem, porém, muitas vezes, eles não dominam a técnica de modelagem. Ou seja, possuem pouca experiência. Por isso, confecções que têm modelistas experientes, fazem com que essas atuem na planificação em papel das peças e, após análise, os moldes são enviados para o operador do software. Também estamos diante de um novo cenário, os modelistas que trabalham com o método tradicional estão se aperfeiçoando com a Modelagem automatizada (Audaces Vestuário Moldes), assim suprindo todas as necessidades da empresa.
 
A moulage substitui a modelagem plana?

Polyane Carlota – A moulage permite movimentos que o papel não permite e isso deve ser levado em consideração. Porém, uma técnica sempre vai complementar a outra, mas uma não substitui a outra. Por exemplo, o profissional precisa conhecer modelagem plana para fazer a moulage. Geralmente, o profissional de modelagem utiliza com frequência a modelagem planificada na indústria, e a moulagem geralmente em ateliês. É claro que o modelista que conhece a moulage agrega muito mais ao processo de construção dos moldes, pois consegue "enxergar" a roupa, visualizar como ela vai ficar. Como profissional de Modelagem, trabalhar com a técnica de Moulage agrega muito ao meu trabalho.
 
Existe uma forma certa de fazer a modelagem?

Polyane Carlota – Não existe o jeito certo ou errado de modelar, e sim diversos métodos. O importante é que a roupa tenha um bom caimento, vista bem e atenda ou supere a expectativa do cliente.
 
Como está o mercado para a área de modelagem?

Polyane Carlota – O mercado está bom para os profissionais de modelagem, cada vez mais em expansão. Porém, o trabalhado de modelista é um trabalho que não tem pessoas suficientes para suprir o mercado, por não se tratar de um trabalho simples e que exige aptidão. A modelagem precisa ser muito praticada e exige habilidade. O aluno que fizer um curso de modelagem, por exemplo, não vai sair de lá fazendo. Vai depender de prática, e esse é o segredo para ser um bom modelista, a prática.
 
Para você, qual o principal desafio desses profissionais?

Polyane Carlota – São vários os desafios para o profissional de modelagem. Entendo como principal desafio o aperfeiçoamento profissional, nesta área as novidades aparecem o tempo todo, e existem diversas outras técnicas complementam o trabalho do modelista de roupas.
 
Hoje a profissão modelista passou a ser muito valorizada financeiramente pois, um bom modelista esta cada dia mais difícil de achar. Deixo uma dica para os modelistas: façam todos os cursos de aperfeiçoamento que puderem, e principalmente façam o curso de Audaces Vestuário Moldes e aprenda a utilizar essa ferramenta maravilhosa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces