
11/09/2018

Como um designer de moda faz a escolha de tecidos para uma nova coleção
Fabiano Fernandes Reis
Docente da Denim School – Escola de Jeans, nas áreas Têxtil e de Vestuário; Mestre em Política Científica e Tecnológica e especialista e Jeans Wear
Para um designer de moda é fundamental entender quais são as propriedades dos tecidos e a melhor maneira de utilizá-los em uma roupa.
Além da beleza do tecido, vários outros pontos devem ser considerados pelo designer de moda no momento deste profissional fazer a escolha do tecido. Entre outros pontos, é importante considerar:
- Durabilidade e a função do tecido: ele precisa ser resiste à lavagem, suportar costuras reforçadas e precisa ser estudado se ele será utilizado em uma peça para o dia a dia ou em uma peça de festa;
- Custo do tecido: verificar se ele está de acordo com o público de interesse;
- Estação e clima: observar se a escolha do tecido é apropriada para o público e para a região de interesse.
- Desempenho do tecido.
O desempenho dos tecidos pode ser verificado em qualquer uma das etapas de produção: desde a fabricação da fibra, passando pela confecção da roupa ou mesmo na roupa pronta.
Um bom exemplo de tecido com desempenho é dado pelos tecidos denim, que estão cada vez mais maleáveis. Por apresentarem essa característica, os tecidos denim tornam possível a prática de dança e de esportes mesmo a pessoa vestindo uma calça jeans.

Tecido SQUASH PLUS Vicunha Têxtil. Foto divulgação do site scalon.com.br
Outros pontos que são cruciais na escolha dos tecidos por parte do designer de moda são: a modelagem, o volume, a estrutura e a elasticidade do tecido. Além disso, devem ser avaliadas as questões estéticas, como as cores, os tons e as tendências, as padronagens, as texturas, o nível e o gênero de mercado.
Com o Audaces Moldes, software que faz parte da multissolução Audaces 360, é possível fazer o cadastro de todos os tecidos que serão utilizados na sua próxima coleção de forma antecipada.
Deixe um Comentário