Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

02/09/2013

Como preparar o tecido para o corte?

Preparar o tecido para o corte é uma das etapas mais importantes em uma confecção, uma vez que a disposição correta do material evita possíveis problemas de alinhamento, caimento, entre outros, na peça final. Para entender esse processo e saber executá-lo, o texto trás uma série de dicas e informações úteis de como preparar o tecido para o corte. Porém, antes de partir para o “como fazer” é importante que o profissional tenha noções básicas sobre a estrutura dos tecidos.

Estrutura dos tecidos
Na produção dos têxteis os fios da teia (urdume) e da trama entrelaçam-se perpendicularmente e a região localizada nas “beiradas” ao longo do tecido é conhecida como ourela. Já a direção do fio pode ser longitudinal (teia) e transversal (trama) e qualquer diagonal que intercepte esses dois fios chama-se viés.

É importante ressaltar que os fios do tecido possuem características diferentes e interferem diretamente no caimento da peça. A direção longitudinal da trama tem pouca flexibilidade enquanto o sentido transversal é mais flexível e proporciona um caimento “mais cheio” à roupa. O viés possui bastante elasticidade e proporciona um caimento suave à peça.

Endireitar as beiradas
Essa etapa é necessária para que a dobra do tecido seja feita de forma uniforme e para verificar o alinhamento do fio. Em alguns tipos de tecidos, como os mais firmes, essa verificação pode ser feita rasgando um pedaço do material. Já para os tecidos maleáveis e macios o recomendado é puxar um fio, um procedimento mais demorado do que o anterior, porém, mais efetivo para esse tipo de material. Outra opção é cortar sobre uma linha do tecido. Essa é uma técnica mais rápida e simples de ser executada desde que o material possua um desenho de padrão linear.
 

 

Endireitando as extremidades dos tecidos/ Fonte: A Bíblia da Costura

Alinhamento
Não é incomum o tecido sofrer alguma distorção com a marcação da direção da trama na manufatura o que pode comprometer o caimento da roupa. Por isso, antes de realizar o corte é preciso fazer o realinhamento do fio. Primeiro, dobre o tecido no sentido do comprimento e alinhe as ourelas e beiradas. Caso as beiradas ou os cantos ficarem desalinhados é sinal de que o tecido está torcido e precisa ser realinhado antes do corte.

Outro passo importante para saber como preparar o tecido para o corte é esticar o tecido no viés para distorcê-lo. Puxe de modo suave e firme o material até que o tecido fique liso e os cantos formem um ângulo reto (90º). Vale destacar que ao esticá-lo demais é possível causar novas distorções. Após esta operação deixe o tecido descansando sobre uma superfície lisa. Em caso de estampados que não seguem o fio reto não há correções possíveis, por isso, evite adquirir material com essas características.

 

 

 

 

 

Alinhando o fio do tecido/ Fonte: A Bíblia da Costura

 

Pré-encolhimento
Caso não se tenha a informação do quanto o tecido pode encolher é possível avaliar esta questão ao lavar-se o material, seguindo as instruções referentes aos cuidados com ele. Já para fazer o pré-encolhimento de tecidos em lavagem a seco, deve-se umedecê-lo e colocá-lo para secar sobre uma superfície plana e passá-lo levemente do avesso. Cuidado: antes de efetivamente fazer esse procedimento com a peça inteira é conveniente fazer um teste com um pedaço do tecido a fim de verificar se desbotará.

Passar o tecido
A última etapa de como preparar o tecido para o corte é a verificação da presença de rugas ou marca de dobras no tecido. Nesses casos é importante passar o material a fim de verificar se essas irregularidades podem ser removidas e, se não desaparecerem, ou se ao longo da dobra surgir uma faixa de cor mais clara, deve-se evitar essas áreas ao se fazer o encaixe dos moldes e o corte.

Fonte
Livro A Bíblia da Costura

 

 

Leia mais:

Como dobrar o tecido para o corte

Lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo do avesso

Calculo da Ordem de Corte: sua importância na confecção do vestuário

Cuidados com tecidos: saiba quais cuidados devem ser  tomados antes do corte

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces