Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/12/2014

Como dispor moldes no tecido listrado ou xadrez

2 min

Dispor moldes no tecido listrado ou xadrez muitas vezes se torna uma dificuldade para quem trabalha com modelagem. Os tecidos com estampa em xadrez, listras e padrões geométricos são bastante parecidos quando se trata da disposição de moldes e corte.

O primeiro passo para dispor moldes no tecido listrado ou xadrez é encontrar o centro do molde e eleger uma lista ou espaço que corresponda ao centro da peça. Já para aquelas peças que necessitam ser cortadas com os moldes dobrados, deve-se dobrar o tecido exatamente ao meio no ponto que será usado como referência. Nos outros casos, é possível acertar o ponto com a linha de costura central (ou a linha central no caso de uma peça com forro estendido).

O segundo ponto a ser observado é a colocação das listas transversais dominantes sobre os tecidos xadrez ou com listras transversais na disposição de moldes. De modo geral, as listas dominantes devem ser colocadas sobre ou o mais próximo possível das beiradas da roupa, como nas bainhas e na extremidade da manga. Essa “regrinha” não se aplica nos casos em que os modelos são em evasê ou que possuam formas alargadas. Para esses casos, é possível colocar a parte com cor menos dominante na extremidade da bainha, de modo que a bainha curvada ganhe menor destaque. Indica-se evitar utilizar as listras dominantes na região da cintura e na área mais volumosa do busto ou dos quadris.

Consegue-se o alinhamento transversal das partes principais da peça ao colocar os piques correspondentes nas barras transversais iguais (linhas que serão horizontais). Para fazer com que a manga e a parte da frente da roupa coincidam é essencial que o profissional insira os piques da cava na parte da frente de ambas as mangas e da peça nas mesmas barras transversais.

Quando for dispor moldes no tecido listrado ou xadrez, lembre-se de realizar todos os acertos nas linhas de costura e não nas de corte. É importante destacar que pode ser ou não possível fazer coincidir as partes diagonais, como pences, costura dos ombros e das partes internas das calças na disposição de moldes. É claro que vai depender do ângulo da linha de costura e do desenho específico do tecido.

Fonte: Livro “A Bíblia da Costura”.
 

 

 

 

Leia mais:

Encaixe de tecidos listrados ou xadrez: Como fazer

Encaixe e Enfesto em tecidos listrado e xadrez

Tendência inverno 2015: modelos para aplicar em looks xadrez e listras

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Editorial de Primavera 2021 da grife Stella McCartney, marca de eco fashion

22/04/2021

O que é eco fashion? Saiba mais sobre este conceito da moda sustentável

Escrito por Audaces

Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

Escrito por Audaces

empoderamento-feminino-no-mundo-da-moda

24/03/2021

Empoderamento feminino no mundo da moda

Escrito por Audaces