Nos posts anteriores da série que traz um passo a passo de como a costurar um corset ensinamos a fazer a marcação das linhas no manequim, a marcação das linhas do desenho, a moulage e a planificação dos moldes. No texto de hoje ensinaremos a cortar o tecido para costurar o corset.
No corset realizado como exemplo, foi utilizado o tafetá como como tecido principal e na parte externa foi aplicado uma camada de renda com paetês. Se optar por um tecido mais leve, ou desejar que o corset fique mais encorpado, pode-se entretelar a parte externa, ou ambas as partes. Sugere-se o uso de entretela de malha, pois ela é elástica e dá uma boa sustentação. Não utilize uma entretela muito dura, pois esta pode marcar o tecido durante o uso o deixando vincado e dificultando o movimento, dando um aspecto “empapelado” à peça.
Passo a passo: como cortar o tecido para costurar o corset
01 – Para cortar o tecido para costurar o corset de forma adequada deve-se, primeiro, observar questões relacionadas ao tipo de tecido usado. Como foi utilizado tafetá com elastano, o sentido do fio é o contrário do habitual. Dobre o tecido ao meio, no sentido da largura e da altura. Dobrar o tecido assim só é possível em caso de tecidos que não tem pé e nem estampas. Prenda os moldes com alfinetes e recorte. O tafetá foi usado tanto para a parte externa como para o forro do corset.
02 – Corte a renda, sendo que esta precisa ser cortada apenas para a parte externa.
03 – Posicione todos os moldes sobre uma mesa, verifique se estão todos posicionados no lugar certo.
04 – Alfinete todos os moldes com o alfinete na horizontal, isto facilita a sua retirada na hora da costura.
Nos próximos posts mostraremos como é realizado o processo de costura do corset.
Acompanhe a publicação do próximo texto na quarta-feira desta semana.
Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria