Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

05/09/2013

Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecção é abordada em apostila

Já pensou em ter diversas informações sobre a produção de têxteis e de vestuário em apenas um lugar? A apostila do BNDES “Panorama da Cadeia Produtiva Têxtil e de confecção e a questão da inovação” aborda de uma forma clara e objetiva diversas questões sobre a cadeia produtiva têxtil e de confecção no Brasil. Também traz um pouco sobre a história nacional, faz uma analise do panorama dessas áreas e aponta a necessidade de investir em ações que promovam a inovação nesses setores como estratégia competitiva.

A partir de 2000 o país tem se mostrado menos competitivo no que se refere à produção e comercialização de produtos fabricados pela cadeia produtiva têxtil e de confecção. Uma mostra disso é o dado levantado no texto do BNDES (citado acima) em que a presença do Brasil caiu de 0,7% em 1997 para 0,3% em 2007. Outro ponto que pode ser destacado é a competitividade global cada vez mais acirrada, principalmente dos produtos chineses. Nesse sentido, as empresas que atuam na cadeia têxtil e de confecção precisam conhecer este mercado, desenvolver estratégias competitivas, inovar e investir em tecnologia.

Para entender melhor a posição da cadeia têxtil e de confecção em proporções globais, a apostila traz um panorama geral de como este mercado se comporta a nível internacional e qual a representatividade do país. Também revela o retrato da cadeia têxtil e de confecção nacional, como a distribuição desses polos de produção e de consumo, a estrutura empresarial, os investimentos realizados, a atuação e a contribuição do BNDES para com este setor.

Ainda aponta as principais características do país na produção de têxteis e de confecções, como a entrada de produtos importados mais baratos que os nacionais, baixo investimento em tecnologia, informalidade, entre outros. Outro ponto destacado no texto é a importância da inovação para as empresas que atuam neste segmento, porque cria vantagens competitivas, contribui em questões referentes a melhoria da qualidade do produto, aumento da capacidade produtiva e na manutenção e ampliação do mercado.

Fonte
“Panorama da Cadeia Produtiva Têxtil e de confecções e a questão da inovação” 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces