Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D11 min read

Sumário:

Resumo:

  • Moda 3D se refere a toda a parte da indústria digital focada em desenvolver o mercado fashion em ambiente digital, indo de jogos a desfiles virtuais, passando pelo Metaverso;
  • Muitas pessoas compram coleções para usar como filtros em fotos, sem desperdiçar matéria-prima ou ocupar espaço no guarda-roupa, por exemplo;
  • É mais fácil modelar em 3D em ambientes otimizados para isso. É o caso da Audaces Fashion Studio, onde você cria coleções inteiras totalmente no digital. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!

Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!

Quando os primeiros games surgiram, pessoas que nem se ligavam no mercado fashion deram início a uma nova realidade no mercado fashion. A evolução do design em computador permitiu que hoje possamos contar com uma indústria inteira focada em moda 3D, que serve a diversos propósitos.

O mais comum é aquele de origem. Criar designs únicos e expressivos para personagens de jogos. Mas não é só isso, temos repercussão dessa tecnologia em outras áreas. Podemos ver a moda 3D no CGI de filmes, em avatares do Metaverso, e até mesmo em filtros para fotos, criados por marcas clássicas.

Há ainda conflitos profissionais discutindo se esse trabalho deve ser feito por designers gráficos ou estilistas com capacitação para tal. Mas hoje falaremos apenas da parte boa.

Descubra tudo sobre a moda 3D no texto abaixo, incluindo formas de monetizar suas coleções sem gastar um centímetro de tecido.

Faça uma boa leitura!

Quem pode se beneficiar da moda 3D?

As vantagens da moda 3D podem ser várias e dependem dos interesses de quem contrata. Isso é, os benefícios para a indústria fashion em si, para os games, para as realidades virtuais e para os cinemas até se cruzam, mas não são exatamente os mesmos.

Figurinistas

Filmes de ação, super-heróis e fantasias geralmente usam peças extravagantes. Mas pode ser muito dificultoso alcançar os efeitos desejados com tecidos comuns. Além disso, uma coisa é funcionar a olho nu, outra é nas câmeras, sob o efeito das luzes no estúdio.

Nesses casos, a moda 3D permite que as peças sejam aplicadas na pós-produção. Assim, grandes vestidos e armaduras, por exemplo, nascem das mãos de estilistas, designers de produto e outros profissionais em conjunto.

Gamers

No mundo dos jogos, a roupa de um personagem é muito importante como qualquer parte do design. O tipo de tecido, as cores e os detalhes ajudam a contar sobre a história e a personalidade do avatar. Tudo isso afeta diretamente na imersão de quem está jogando e na experiência artística.

Não à toa, a Balenciaga se aventurou nesse universo. Recentemente, a grife fez uma collab com o Fortnite e, em 2021, lançaram um jogo apenas para divulgar sua nova coleção, o Afterworld: The Age of Tomorrow.

Leia mais: O que é collab na moda? Conheça exemplos de sucesso no mundo fashion

Realidade Virtual e Metaverso

Esses dois tópicos precisam ser abordados juntos porque eles se cruzam em diversos pontos.

Estamos falando de moda 3D adquirida para expressão pessoal. E isso pode acontecer de várias formas, ainda em ambiente 100% digital ou deixando as fronteiras com o mundo real mais tênues.

O antigo ambiente virtual SecondLife e o atual Metaverso são realidades virtuais através dos quais pessoas interagem em uma nova camada da sociedade. É um local de livre molde de corpo, aparências e, por consequência, roupas.

Longe de usar peças genéricas ou criadas pela própria comunidade, o jeito de adquirir coleções aqui é através das marcas do mundo real, que lançam suas lojas em ambientes “Metaversados”.

Mas também há quem diminua essas barreiras. A roupa virtual permite que as pessoas comprem peças em arquivos de computador.

Elas funcionam como filtros, aplicadas a fotos e vídeos, sem necessidade de gastos com matéria-prima e espaço no armário. É uma nova realidade sustentável pelo planeta.

audaces sofia

Como funciona a moda 3D no dia a dia?

Como funciona a moda 3D no dia a dia?

A moda 3D traz mais agilidade e precisão para a sua produção, com a criação de peças e moldes que, ao serem feitos virtualmente, otimizam o desempenho do seu trabalho. Veja alguns exemplos:

Desenho de moda e coleções em 3D

Os desenhos de moda 3D podem ser feitos diretamente no computador – ou primeiramente à mão e depois digitalizados. Existem softwares especializados em criar coleções fashion e que podem ajudar sua empresa a estar sempre um passo à frente.

Também há disputa de mercado. Estilistas e designers 3D concorrem pela liderança e autoria dos projetos. Mas cada um cumpre funções próprias e ambos são indispensáveis para uma coleção de moda 3D ter sucesso.

Comercialização de roupas 3D como NFTs

Senso de exclusividade é algo que muitas pessoas buscam na moda. Quantos se incomodam ao chegar em um evento e encontrar alguém usando a mesma roupa? Para garantir a propriedade, você pode aproveitar os NFTs.

No entanto, essa também é uma oportunidade de gerar renda. Bons designs podem elevar muito o valor do NFT de uma peça na moda digital. A comercialização desse tipo de produto virtual tende a ser cada vez mais forte nos próximos anos.

Desfiles de moda no Metaverso

Os desfiles de moda 3D não existem apenas para o comércio de roupas virtuais. São oportunidades de apresentar peças em qualquer lugar do mundo com a mesma qualidade de imagem. Com a tecnologia correta, o caimento fica mais realista do que uma passarela real gravada com câmeras de alta qualidade.

Ainda, os desfiles 3D dão maior poder sobre a caminhada das modelos, seus biotipos, os movimentos das peças etc. Neles, você pode apresentar sua coleção exatamente como imagina, sem depender do desempenho de modelos reais.

Leia mais: Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor

Jogos de moda 3D

Os games são plataformas perfeitas para lançar moda 3D. O jogador imerge na experiência e, ao se sentir no papel do protagonista que veste aquela roupa, aumenta sua identificação.

O público que se alcança é variado, tudo varia de acordo com o interesse da marca. Algumas parcerias de sucesso que podemos destacar são:

Algumas marcas que já entraram no universo da moda 3D

O mercado da moda 3D é vasto e a toda hora surgem novos players. Há marcas migrando e outras partindo do zero. A democratização da tecnologia permite que uma equipe de três pessoas, composta por um programador, um modelador 3D e um estilista, lance uma coleção de sucesso.

Conheça 3 grandes marcas que já aderiram ao digital:

The Fabricant

Em 2019, a marca holandesa The Fabricant fez o leilão de um vestido em modelo 3D que chegou a US$ 9,5 mil. Hoje, isso é o equivalente a mais ou menos R$ 50 mil. Essa foi a estreia da marca no mercado digital e o faturamento apenas cresceu. Mas eles sabiam onde estavam pisando!

Uma pesquisa feita pela marca revelou que 9% das pessoas de países desenvolvidos compram roupas só para aparecer em fotos. Com a opção virtual, há uma oportunidade mais sustentável de fazer isso.

Pantys

No começo de 2022, a Pantys anunciou sua entrada no Metaverso e lançou uma coleção de NFTs projetada para mulheres. Por se tratar de uma marca que pensa em soluções para o público feminino, lançou tokens de lingeries, sendo pioneira nessa empreitada.

A marca não vende modelos de moda 3D em si, apenas o NFT das peças. Mas essa também é uma representação do sumiço de fronteiras entre a realidade física e a virtual.

Isso pode causar um pouco de confusão para quem está abrindo uma confecção. Afinal, deve-se criar uma marca totalmente virtual, só digital, mesclar… qual o fim da fronteira?

Leia mais: Descubra a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio

Lojas Renner

A Renner anunciou no início de 2022 que estava estudando ferramentas tecnológicas para lançar sua primeira coleção cápsula 100% digital.

As peças podem ser adquiridas em uma loja personalizada para a realidade virtual, onde é possível visualizar o item em 360º e conferir a prova de roupas em manequins digitais.

Quais são os desafios da moda 3D?

A democratização da moda 3D é o maior desafio no momento. No Brasil, ainda tem 35,5 milhões de pessoas sem acesso à rede mundial de computadores. E de quem tem acesso, quantos possuem equipamentos capazes de rodar os gráficos com precisão?

Na verdade, não é a moda 3D que enfrenta esse problema: é a tecnologia como um todo. Mas o futuro é promissor!

A moda 3D pode ser considerada sustentável?

Sim! Com a moda 3D, você pode criar peças sem limite no uso de recursos e sem prejudicar a natureza. Depende apenas de energia elétrica, um bom computador e conexão com a internet.

Como criar sua coleção de moda 3D com a Audaces?

Como criar sua coleção de moda 3D com a Audaces?

Audaces360 é uma multissolução para o mercado fashion. Ele traz um conceito inovador e completo que integra várias etapas criativas, trazendo mais agilidade no processo de criação da sua coleção.

Para que a sua empresa consiga otimizar tempo, economizar recursos e gerar melhores resultados, o Audaces360 é a plataforma que você precisa. Seja assertivo, supere desafios e alcance suas metas!

Audaces Fashion Studio

Se você pensa em criar modelos e montar looks totalmente online, isso é mais que possível!

O Audaces Fashion Studio foi desenvolvido pensando em melhorar os processos de criação, além de acelerar e gerar aprovações instantâneas dos modelos. A tecnologia traz ferramentas modernas, que lhe dão liberdade para trabalhar e explorar ideias em um ambiente tridimensional. E apesar de ser algo tão moderno e disruptivo, ele é muito fácil de usar!

Algumas das atividades que podem ser feitas dentro do Audaces Fashion Studio são a simulação de caimentos, texturas e materiais diferentes, isso antes mesmo de comprar. E claro, você pode também testar o movimento das peças em avatares hiper realistas.

Por fim, aprove seus designs de moda 3D diretamente do computador, sem precisar gastar com matéria-prima ou logística. É uma grande economia de tempo, dinheiro, material e mão de obra.

Audaces 3D

Prazos apertados, problemas nas criações e retrabalho na hora de fazer suas peças? O Audaces 3D é o próximo aliado da sua empresa para acabar com os problemas de desenvolvimento de coleção.

O Audaces 3D é utilizado por modelistas e profissionais de desenvolvimento técnico, ajudando a:

  • Aprovar desenhos e modelagem​;
  • Confirmar fit e vestibilidade da peça​;
  • Aprovar primeiro protótipo de forma digital​;
  • Diminuir peças pilotos​;
  • Economizar tempo e custos da prototipagem​;
  • Gerar processos mais sustentáveis;
  • Renderizar imagens para Marketing e Vendas;
  • Possibilitar um verdadeiro provador online​.

Quer ver tudo o que a Audaces pode fazer pela sua coleção de moda 3D? Então, baixe gratuitamente nosso e-book agora mesmo:

FAQ

Quem pode se beneficiar da moda 3D?

Figurinistas, Gamers, Realidade Virtual e Metaverso.

Como usar a moda 3D no dia a dia?

Fazendo seus desenhos de moda e coleções 3D, comercializando de roupas 3D como NFTs, desfiles de moda virtuais e jogos de moda 3D.

Quais marcas já usam moda 3D?

The Fabricant, Pantys e Lojas Renner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Homme olhando catálogo de roupas em notebook

Qual a importância de criar um catálogo de roupas online para o seu negócio?

O e-commerce transformou a moda, destacando a importância do catálogo de roupas online para atender às demandas dos consumidores. Saiba como!
mulher costurando em facção de roupas

O que é uma facção de roupas e por que investir nesse modelo de negócio

A facção de roupas impulsiona a eficiência das marcas de moda, transformando designs em produtos prontos para o mercado. Descubra como!
Fornecedor de roupas separando peças

5 passos para encontrar o melhor fornecedor de roupas para sua empresa

Moda demanda qualidade e variedade. Ter um bom fornecedor de roupas, impulsionando a cadeia produtiva. Leia e entenda!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Homme olhando catálogo de roupas em notebook

Qual a importância de criar um catálogo de roupas online para o seu negócio?

O e-commerce transformou a moda, destacando a importância do catálogo de roupas online para atender às demandas dos consumidores. Saiba como!
mulher costurando em facção de roupas

O que é uma facção de roupas e por que investir nesse modelo de negócio

A facção de roupas impulsiona a eficiência das marcas de moda, transformando designs em produtos prontos para o mercado. Descubra como!
Fornecedor de roupas separando peças

5 passos para encontrar o melhor fornecedor de roupas para sua empresa

Moda demanda qualidade e variedade. Ter um bom fornecedor de roupas, impulsionando a cadeia produtiva. Leia e entenda!