Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

O advento da Indústria 4.0 gerou mudanças significativas no mundo da moda e dos têxteis, levando a integração e automatização das máquinas para o nível seguinte. Hoje em dia, de fato, fala-se muito de autonomia do sistema, inteligência artificial, tecnologias cloud e muito mais. Neste contexto, a aplicação dos sistemas de software CAD tem tido um impacto significativo na indústria da moda, melhorando o trabalho dos estilistas e modelistas. Falamos sobre isso em seguida, neste artigo.

O que é software CAD? 

Primeiramente, para falarmos sobre as soluções e vantagens destes sistemas, vamos compreender o que é realmente um software CAD. A sigla CAD significa Computer-Aided Design e indica os sistemas utilizados para criar rascunhos e desenhar utilizando o computador. Estes softwares foram inicialmente criados para o design de máquinas industriais mas, desde os anos 70, começaram a difundir-se pelo mundo dos têxteis.

Atualmente, o software CAD é uma das ferramentas mais importantes para designers de moda porque simplifica o trabalho de criação de esboços, permitindo aos designers visualizar caimentos, modelagens, cores, formas e tipos de tecido com precisão e rapidez, em croquis e modelos 3D digitais.

Isto traduz-se em economias concretas em termos de tempo e recursos, uma vez que os desenhos são muito mais precisos, fáceis de compreender e de realizar pelos modelistas. Não só isso, mas a utilização de software CAD reduz os custos de produção. Tendo um modelo virtual preciso e detalhado do produto final, os designers não precisarão criar muitas peças-piloto, desperdiçando materiais. Como resultado, a capacidade de manter todo o ciclo de produção do vestuário sob controle e intervir prontamente com modificações, se necessário, também aumenta.

Como escolher a melhor solução para as suas necessidades?

O software CAD permite que os profissioanis trabalhem de forma mais eficiente, reduzindo o tempo entre a ideia inicial e a realização concreta do produto. Em um mundo onde a velocidade de produção é essencial para satisfazer consumidores cada vez mais exigentes, saber utilizar o software CAD é fundamental. Não apenas para designers, mas também modelistas e outros profissionais que desejam acompanhar a evolução contínua e cada vez mais rápida do mundo da moda.

Características básicas do software CAD para maior eficiência

  • É necessário optar por um software CAD feito especificamente para o mundo da moda. Dessa forma, aproveita-se ao máximo todas as características, atingindo todas as necessidades do setor.
  • A plataforma deve permitir a criação de modelos diretamente sobre um manequim tridimensional, indo além do básico do design 3D. Isso porque criar, visualizar e simular o encaixe das diferentes peças de vestuário da coleção permite acelerar a sua realização.
  • O programa deve ter ferramentas adequadas para a realização de um desenho completo e detalhado. Assim, os diferentes departamentos envolvidos na produção entram em comunicação, de forma imediata e precisa, através de tecnologias cloud, ou de nuvem.
  • A operação deve ser otimizada, evitando possíveis erros humanos, tanto do designer quanto do modelista, que necessita de precisão absoluta na criação de moldes.
  • O software deve ser fácil de utilizar e intuitivo. É importante que seja garantido o apoio de técnicos especializados, em caso de necessidade.

O software CAD permite personalizar padrões e estilos existentes, criando produtos personalizados para os clientes com base nas peças de vestuário de maior sucesso das coleções anteriores. Além da economia de matéria-prima — que tem um impacto significativo no custo total de produção — o sistema CAD possibilita reduzir drasticamente o tempo de lançamento das coleções no mercado e responder a procura do público com prontidão.

Conheça Audaces 360, a melhor multissolução em softwares CAD para moda

É essencial contar com um parceiro qualificado que possa apoiar as empresas de moda em cada fase do processo de criação das colecções, desde a ideia até a venda. Com quase 30 anos de experiência a nível internacional e mais de 20 produtos concebidos para responder às especificidades do setor, a Audaces é referência em termos de inovação tecnológica na indústria têxtil.

As soluções propostas pelo sistema Audaces 360 contribuem para alcançar níveis de qualidade muito elevados, melhorando a eficiência e reduzindo os desperdícios e custos, através da otimização dos recursos na produção de moda. Audaces 360 é o sistema mais completo, avançado e de fácil utilização para o mundo da moda.

Fale com um de nossos consultores e conheça as funções revolucionárias da mais completa solução em sistemas do mundo da moda.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces