Entenda como fazer desenho técnico de moda com perfeição9 min read

Sumário:

Resumo:

  • Se você se pergunta como fazer desenho técnico de moda com perfeição, saiba que ele pode ajudar na otimização da coleção de moda, trazendo precisão para cada uma das peças;
  • A tecnologia é uma grande aliada para quem deseja agilidade e melhor desempenho no processo de confecção, partindo do desenho técnico de moda;
  • Descubra como você pode transportar seu talento e conhecimento em confecção para o mundo virtual com as soluções do Audaces360. Faça o teste grátis agora!

Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!

Quando pensamos em desenho técnico de moda logo vem a nossa mente vários e vários modelos desenhados a mão, com linhas e números ao lado, mostrando medidas, que veem de croquis coloridos e cheios de vida ou apenas com o grafite sob o papel, mas trazendo lindos looks.

Esses desenhos cheios de informações, devem ser feitos com muita atenção e quanto mais ricos em detalhes forem, melhor, pois trazem mais certeza e realidade da peça que será feita a partir dele.

Continue a leitura para entender mais sobre como fazer desenho técnico de moda com perfeição e de que forma ele pode otimizar o trabalho do estilista.

audaces sofia

O que é um desenho técnico de moda?

O desenho técnico de moda, também conhecido como desenho pleno, é um projeto que traz os detalhes, dimensões, proporções e as instruções peças, para que ela possa ser feita de maneira correta assim que saírem do papel.

Esse tipo de desenho é feito por uma representação gráfica, plana, bidimensional e com detalhamento da peça que será construída. Ele também é utilizado para ilustrar de uma forma completa a peça em ficha técnica.

Com ele, tradicionalmente, você tem uma visão plana das peças, sem ainda conseguir vê-la de maneira tridimensional. O desenho técnico tem como base a geometria e, nele, você consegue observar as peças de maneira frontal, lateral e posterior.

Esse tipo de desenho tem como objetivo detalhar e descrever a peça ao máximo, para que assim o produto final seja como o imaginado. Ou seja, suas características ajudem na orientação de quem vai fazê-lo.

Algumas delas são feitas em escala, como dimensões, identificação de tecidos e estampas e caimento do tecido, além de bolsos e forros, linhas de diferentes tipos e suas espessuras.

Leia mais: O que é desenho técnico de moda e como criar com perfeição

Qual é a importância do desenho técnico de moda?

O desenho técnico de moda é importante justamente por trazer as representações corretas, com todos os detalhes que foram imaginados para a peça e que estavam no croqui.

É aqui que o responsável coloca todas as medidas, padrões e detalhes, com o máximo de especificações possíveis. Por exemplo: onde irá cada botão, como serão feitas as costuras, qual será o tipo de bolso e proporções exatas para que a produção de cada peça seja feita sem erros.

A linguagem usada deve ser padrão na confecção, garantindo que não haverá falhas na comunicação. Além disso, ela deve ser entendida por todos os profissionais envolvidos no processo.

O desenho técnico acompanha grande parte da produção do vestuário e, por este motivo, tem grande impacto na peça final.

Leia mais: Criação de moda: do desenho técnico à aprovação da sua coleção

Desenho técnico manual

como-fazer-desenho-tecnico-de-moda-manual

O desenho técnico de moda feito de forma manual é aquele no qual você desenha com lápis diretamente no papel. Ele é feito no plano, em formato bidimensional e traz a representação precisa da peça.

Ele é conhecido pela normatização e apropriação que faz das regras da geometria descritiva, as quais contribuem para que quem for ler o desenho e passa-lo para a próxima fase da produção.

O desenho técnico de moda pode passar por três fases, sendo a primeira o esboço, que é o desenho à mão livre e que traz a ideia. Não está dentro das normas e não tem escalas definidas, mas respeita as proporções.

Já a segunda fase é a preliminar, quando o desenho ainda pode ter modificações, mas já está dentro das normas. E a terceira fase, que é a definitiva, corresponde ao projeto final – o que será executado.

Desenho técnico digital

Se existisse um modo mais prático de fazer o desenho técnico, você ainda optaria por fazê-lo manualmente?

Existem diversos softwares que podem auxiliar quem deseja digitalizar sua produção e amenizar a complexidade do desenho técnico. Eles podem tornar sua produção muito mais ágil, otimizando tempo para focar em outras tarefas.

Comumente usados por designers gráficos, esses softwares já vem sendo utilizados em confecções por realizarem edições de imagens e desenhos bidimensionais.

Apesar de essas ferramentas ajudarem no processo de criação dos desenhos técnicos, eles não são os mais indicados. Ainda que auxiliem na parte do desenho, não têm outras vantagens além desta.

Tecnologias mais sofisticadas e que trazem agilidade na hora de fazer seu desenho técnico de moda já existem. Se você tem interesse em conhecer mais sobre elas, continue a leitura!

Leia mais: Desenho técnico de roupa: qual sua função nas confecções

Como fazer desenho técnico de moda em softwares?

Se você deseja criar seus desenhos técnicos de moda de forma rápida, há softwares que podem ser de grande ajuda. Basta apenas você experimentar e decidir qual prefere.

Saiba como criar neles:

1) Bloqueie o boneco modelo

Para começar o seu desenho técnico de moda, você precisa de um corpo. Um boneco modelo vai te auxiliar nesse momento, pois você fará o desenho por cima dele e, por este motivo, ele deve estar bloqueado para não mudar suas medidas e características.

E para bloquear, é fácil! Basta você selecionar tudo. Se o boneco não ficou selecionado, ele já está bloqueado. Se ele foi selecionado, você clica em “Bloquear Seleção”.

2) Fique atento aos pontos e curvas

É importante saber que, ao fazer o desenho técnico de moda, quanto menos pontos tiverem a peça, mais simples será mexer e fazer curvas.

Para começar, você deve selecionar a ferramenta que irá usar para o desenho: a caneta. Com ela, você fará linhas retas e, depois, pode ir ajustando ao modelo.

Observe se o primeiro e o último ponto se encontram perfeitamente, pois somente se eles tiverem bem fechados será possível colorir a peça.

3) Tenha mais agilidade em peças simétricas

Se suas peças forem simétricas, você pode ter muito mais agilidade no processo. É possível desenhar apenas um dos lados e, depois, duplicar.

Para isso, você deve selecionar o desenho, copiar e colar. Depois, é só refletir e pronto! Ele estando invertido, é só você encaixar no boneco.

Leia mais: Ferramentas de desenho técnico de moda que auxiliam na criação de modelos

Saiba como fazer desenho técnico de moda com a tecnologia Audaces

Saiba como fazer desenho técnico de moda com a tecnologia Audaces

Ficou curioso para saber qual software pode te ajudar nessa empreitada? Conheça alguns que podem te auxiliar no processo de criação de moda de maneira 100% digital e otimizada.

Audaces Fashion Studio

O Audaces Fashion Studio é um software pensado para facilitar o processo criativo e trazer mais velocidade para sua empresa.

Essa tecnologia moderna dá liberdade para você trabalhar em um ambiente virtual tridimensional, muito intuitivo e fácil de usar.

Algumas das atividades que podem ser feitas dentro do Audaces Fashion Studio são simulações de caimentos, texturas e diferentes materiais. Nele, você ainda pode testar movimentos em avatares realistas.

Audaces Idea

Designers e estilistas que procuram uma solução, o Audaces Idea pode ser ela!

Esse é um sistema que possui as ferramentas ideais para desenho técnico, como ficha e cálculo de pré-custo automático, possibilitando uma melhor comunicação e que a produção correta aconteça.

O desenho técnico de moda é de extrema importância para uma boa conclusão do trabalho, pois ele servirá como base para o trabalho das modelistas e será usado até o fim da coleção.

A tecnologia pode ser uma grande aliada de quem precisa realizar esse trabalho, tornando a atividade mais assertiva.

Quer saber tudo o que a Audaces pode fazer pela sua coleção de moda em 3D? Baixe gratuitamente nosso e-book agora mesmo:

FAQ

O que é um desenho técnico de moda?

É um projeto que traz os detalhes, dimensões, proporções e as instruções peças, para que ela possa ser feita de maneira correta assim que saírem do papel.

Qual é a importância do desenho técnico de moda?

O desenho técnico de moda é importante justamente por trazer as representações corretas, com todos os detalhes que foram imaginados para a peça e que estavam no croqui.

Como fazer desenho técnico de moda em softwares?

Bloqueie o boneco modelo, fique atento aos pontos e curvas e tenha mais agilidade em peças simétricas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

como aumentar as vendas de uma loja: mulher fazendo compras em site de moda feminina

7 dicas de como aumentar as vendas de uma loja de roupas online

Estratégias inovadoras de como aumentar as vendas de uma loja e torná-la competitiva no mercado de moda. Descubra as dicas!
Peças de roupa organizadas em centro de distribuição de roupas

Como organizar um centro de distribuição de roupas?

A gestão eficiente de um centro de distribuição de roupas é crucial para garantir agilidade e qualidade no mercado da moda. Leia mais.
Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

como aumentar as vendas de uma loja: mulher fazendo compras em site de moda feminina

7 dicas de como aumentar as vendas de uma loja de roupas online

Estratégias inovadoras de como aumentar as vendas de uma loja e torná-la competitiva no mercado de moda. Descubra as dicas!
Peças de roupa organizadas em centro de distribuição de roupas

Como organizar um centro de distribuição de roupas?

A gestão eficiente de um centro de distribuição de roupas é crucial para garantir agilidade e qualidade no mercado da moda. Leia mais.
Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!