Por Andrea Zatta
Consultora e Coordenadora da Pós-Graduação de Moda e Gestão do Senai Londrina
Para ilustrar a história do blazer, em 1837, no Reino Unido, ocorreu uma visita da rainha Vitória à fragata real e para recebê-la mandaram fazer paletós de sarja azul marinho com botões de latão, e com isso apareceu em cena essa nova peça do vestuário. Mas e o blazer: como costurar?
Somente nos anos 1930, pelas mãos da estilista Coco Chanel, essa peça exclusiva do vestuário masculino passou a ser um clássico imprescindível do guarda roupa feminino. Feminino?! Mas e esse Blazer: como costurar? Em 1970 e 1980 também fizeram parte da coleção de outros estilistas como Yves Saint Laurent.
Gabrielle Coco Chanel, a responsável pelo blazer nas vestimentas femininas.
Como toda peça de alfaiataria, necessita de cuidados extremos no desenvolvimento da modelagem e principalmente nas operações de costura e passadoria. A gola e as mangas devem ter um caimento perfeito, e para isso dependerá das entretelas utilizadas, sentido do fio no momento do corte, alinhamento dos pics e modelagem perfeita.
No vídeo sugerido abaixo podemos ver o processo de costura completo, incluindo as passagens pelo ferro que são fundamentais. Blazer: como costurar? Veja…
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5jAySD4nzBY
Referência:
Site: https://www.agrund.com/blazer-para-que-te-quero/