Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/11/2015

Austin Kleon traz dicas para os dias sem criatividade

2 min

Por Thais Soares
Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Todo mundo que trabalha com criatividade já passou – ou vai passar – por momentos de total falta de inspiração. Para nós profissionais de moda, isso gera um grande problema pois trabalhamos com prazos muito curtos e apenas esperar que as ideias apareçam não é uma opção. Foi pensando, justamente, nesses dias que o autor Austin Kleon escreveu Roube como um Artista – 10 dicas sobre Criatividade. O escritor divide com os leitores valiosas dicas para os dias sem criatividade, que aprendeu ao longo de sua trajetória profissional.

 

 

Austin diz que nada vem do nada e que nenhuma ideia é totalmente original, cabe a cada um mesclar suas próprias referências até chegar em algo que expresse sua própria visão das coisas.

 

 

Nossas referências são essenciais para o processo de criação. No livro, o autor defende a ideia de que ‘lixo que entra é lixo que sai’, ou seja, a qualidade final de um trabalho será tão boa quanto as inspirações utilizadas para realizá-lo. Daí a importância de se aprofundar nas pesquisas e também cercar-se de pessoas talentosas que possam ser exemplo.

 

 

Austin sugere que todos tenham um ‘caderno de roubos’ em que seja possível arquivar as referências coletadas, no dia a dia, para que possam ser consultadas depois. Ele fala que é importante guardar também aquilo que achamos interessante, mas não vemos utilidade no momento pois no futuro, principalmente nos dias de pouca inspiração, elas podem ser uteis. Essa dica é valiosa para os dias sem criatividade.

Roube como um Artista – 10 dicas sobre Criatividade é um ótimo livro para se ter em casa e ser relido de tempos em tempos. Embora o conteúdo seja formado de coisas básicas que todo criador já tem – ou deveria ter – conhecimento, é importante relembrar para manter a criatividade em ação.

Gostou das dicas para os dias sem criatividade? Já montou o seu caderno de roubos? O que você costuma fazer nos dias sem inspiração? Escreva sua opinião nos comentários!

 

Saiba mais:
Livro: Design de estamparia têxtil
Dzi Croquettes: inspiração e irreverência no Brasil há 40 anos
Moda brasileira: criação, cópia ou inspiração?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

25/10/2021

As diferenças entre a Indústria 3.0 e 4.0: tecnologia e inovação

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

semanas-de-moda-america-latina-principales-audaces-figura6

27/08/2021

7 eventos fashion do Brasil e do mundo para conhecer

Escrito por Audaces