Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/12/2013

Aprenda a fazer os acabamentos finais do blazer feminino

Este é o último post de uma série que fizemos com o objetivo de ensinar a fazer o processo de montagem de um blazer feminino de alfaiataria. Nos textos anteriores ensinamos a fazer o corte do tecido, a montagem do corpo do blazer, a aplicar a gola e as formas de aplicar a manga. Neste texto ensinaremos a fazer os acabamentos finais do blazer feminino.

Aprenda a fazer os acabamentos finais do blazer feminino
1 – Para facilitar o fechamento do punho das mangas, pode-se fazer a costura quando o blazer não está com a parte frontal e a barra costurada. Alfinete unindo o punho do forro com o tecido, conforme ilustrado na figura (o blazer deve estar pelo lado do avesso).

 

 

2 – Costure a parte frontal do blazer, fazendo um retrocesso forte sobre a ponta do revel, depois esta será cortada formando a lapela do blazer. Costure até a parte inferior onde fica a marcação de dobra da bainha. Geralmente, coloca-se uma margem de três a quatro centímetros para a bainha dobrar. Isso tem a função de dar uma folga para o forro durante a movimentação. Costure conforme a foto (figura 02), entrando alguns centímetros para dentro do revel e depois desça até um centímetro da borda. Deve-se cortar as pontas para posteriormente desvirar. Costure toda a bainha encaixando as costuras do forro com o tecido.

3 – Abra um pedaço da costura do forro de uma da manga (em torno de 15 – 20cm), esta será a abertura por onde irá desvirar todo o blazer (Figura 03).

 

 

 

 

 

 

 

 

4 – Depois de desvirar, verifique se as pontas estão bem feitas e feche a abertura com uma costura bem rente. Este fechamento deve ficar o mais invisível possível. Passe o blazer no ferro, fazendo a dobra da bainha, punho e queda do forro (Figura 04).

5 – Passe todo o blazer à ferro e… os acabamentos finais do blazer feminino estão prontos. A peça está pronta para ser usada (figura 05). Diversos detalhes podem ser feitos no meio do processo de montagem, como a colocação de bolsos chapados ou embutidos. O bolso com vivos é o mais utilizado. Pode-se fazer aberturas, como fenda nas costas e manga. Para o forro ficar levemente preso com o tecido, pode-se pegar as margens de costura e uni-las em alguns pontos como cotovelo, ombro e laterais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

Leia também…
– Como cortar o tecido para fazer blazer um feminino?
– Montagem do corpo do blazer feminino
– Formas de aplicar a gola a um blazer feminino
– Formas de aplicar a manga a um blazer feminino

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces