Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/08/2015

Aplicando a redução de elasticidade do tecido em um molde pronto

Por Luiza Freitas
Estilista, Administradora e Consultora da Fashion Office

Você já deve saber que, ao fazer a modelagem de peças que serão confeccionadas em materiais têxteis que se deformam com o tempo, os moldes devem ter um percentual de redução de elasticidade do tecido. Geralmente já consideramos essa redução na construção da modelagem, recalculando as medidas utilizadas como base, mas como fazer para aproveitar uma modelagem que já está pronta? Confira, a seguir.

Fonte: Pinterest.

Passo 1: ao selecionar a modelagem desejada, tenha certeza de que ela já não tem alguma redução de elasticidade do tecido nas medidas, caso contrário a peça pode ficar muito pequena.

Passo 2: Selecione a ferramenta Dimensionar, da paleta Manipulação.

Passo 3: No campo Fator X preencha a escala referente à redução de elasticidade do tecido na largura da peça (sentido da trama), que geralmente tem mais elasticidade do que o urdume. Neste caso, apliquei uma redução de 10% na largura quando preenchi com o fator 0.9 (que significa que a peça deverá ter no final 90% do seu tamanho original nesse sentido, ou seja, uma redução de 10%).

No campo Fator Y preencha a escala referente à redução de elasticidade do tecido no comprimento da peça (sentido do urdume). Nesse exemplo, apliquei uma redução de 5%, ou seja, o fator Y é de 0.95.

Após preencher os fatores de redução de elasticidade do tecido, clique uma vez na peça. Você irá observar que a peça selecionada ficará em vermelho e as novas medidas DX e DY aparecerão nos campos ao lado.

Passo 4: Clique mais uma vez sobre o molde e aparecerá uma prévia de como ficará o molde reduzido. Clique uma terceira vez para completar e criar o molde reduzido.

Em caso de dúvidas, é interessante marcar o campo “Fazer cópia” para manter uma cópia do molde original e uma cópia do molde reduzido.

Pronto! Seu molde está reduzido. Confira, em seguida, também algumas dicas para a redução de moldes.

Dica 1: Aplique toda a taxa de elasticidade do tecido apenas se você quiser uma roupa bem colada no corpo. Se não, aplique apenas a metade da elasticidade. Por exemplo: Se o tecido tem 20% de elasticidade na trama e você não quer que a roupa fique colada, aplique apenas uma redução no Fator X de 10% (ou seja, fator X 0.9).

Dica 2: Antes de utilizar a ferramenta Dimensionar, tenha a certeza de que os moldes estão posicionados corretamente, com o sentido da trama na horizontal e o sentido do urdume na vertical. Se os moldes estiverem virados, você pode acabar aplicando uma taxa de elasticidade no sentido errado.

Dica 3: Retire as costuras e bainhas antes de utilizar a ferramenta Dimensionar e aplique-as novamente depois, para não reduzir também essas medidas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Leia mais
Você sabe medir a elasticidade da malha?
Tabela de medidas de roupas: dicas para montar a sua
Encolhimento do Tecido: um controle de qualidade necessário nas confecções

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces