Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
macchine taglio tessuti

04/05/2020

6 Benefícios de uma Sala de Corte Automatizada

6 Benefícios de uma Sala de Corte Automatizada

Inovação. Esse é o mote para o desenvolvimento industrial em pleno século 21. Para tanto, a atenção às melhores soluções tecnológicas deve ser incessante, a fim de antecipar tendências e gerar diferenciais competitivos. É aí que entra a relevância de uma sala de corte automatizada.

Por meio desse exercício de automação tecnológica, é possível aumentar a produtividade e valorizar o tempo de trabalho. Ou seja: mais (e melhores) resultados em menos tempo.

Vamos ver, na prática, como a sala de corte automatizada pode ser um dos grandes trunfos para o setor têxtil e do vestuário? Basta seguir com esta leitura!

Quais são os benefícios de uma sala de corte automatizada?

O segmento têxtil sempre foi um dos mais competitivos na indústria nacional. Só em 2018, por exemplo, cerca de 9 bilhões de peças foram confeccionadas, totalizando um faturamento de mais de R$ 52 bilhões.

Em parte, esse crescimento deve ser percebido com o uso de novas tecnologias aplicadas a uma rotina de trabalho mais enxuta e assertiva. Daí, a relevância da automatização. Algo que, imediatamente, podemos associar com mais velocidade, para o fluxo produtivo, e menos erros no processamento.

Só que essa é apenas a pontinha dos aspectos positivos percebidos com a sala de corte automatizada. Abaixo, vamos detalhar para você os benefícios em investir nesse tipo de solução para o seu negócio!

Qualidade nos moldes cortados

Há menos retrabalho no processo, uma vez que ele vai ser promovido de maneira automatizada. Isso se traduz em mais precisão e rapidez para a realização do trabalho.

Liberdade criativa

Imagine que, sem uma sala de corte automatizada, sua equipe enfrenta barreiras criativas e de logística o tempo inteiro. Com o processo auxiliado por uma boa solução tecnológica, por sua vez, o modelista pode inovar com facilidade, propondo moldes que seriam difíceis de cortar manualmente.

Mais produtividade com menos recursos

Como atestamos o ganho em menos retrabalho, no fluxo de trabalho, a sala de corte automatizada também eleva a produtividade por conta disso. Sem tantos erros e problemas com refações, a sua indústria produz mais e consome menos recursos (e tempo) para alcançar o mesmo resultado.

Qualificação dos seus profissionais

Com a chegada da indústria 4.0 no setor industrial global, muitos temeram a substituição completa da mão de obra por sistemas automatizados. E, como tem sido perceptível, ocorre uma sinergia entre ambos.

Para o profissional, as tarefas mecânicas, manuais e repetitivas podem ficar para trás. Mas, agora, ele acumula funções analíticas e estratégicas — essenciais para desafiá-lo e manter os seus colaboradores sempre em busca de desenvolvimento.

Por consequência, em médio e longo prazo, a sala de corte automatizada se transforma em uma ferramenta essencial, mas com potencial de crescimento à medida que os seus profissionais se permitem novas ideias e ações a partir do uso combinado e estratégico desse tipo de solução.

Integra os equipamentos na sala de corte

O seu fluxo de trabalho é, realmente, integrado e imune a gargalos produtivos? Muitas soluções atuais, que combinam e integram as informações de toda a cadeia de trabalho, tendem a mostrar o quanto o trabalho pode ser beneficiado com ajustes pontuais ou, até mesmo, com a interrupção de eventuais etapas.

Para tanto, vale a pena considerar essas soluções digitais que integram a comunicação da empresa. Quando os profissionais sabem o que ocorre nas etapas anteriores e posteriores a deles, é fácil prever situações potencialmente problemáticas e, com isso, minimizar o impacto negativo.

Eficiência operacional

Embora fiquem implícitos os ganhos relativos ao uso da sala de corte automatizada, é possível observar uma gradual escalada que não se resume, exclusivamente, ao setor. Afinal, a automatização se espalha como uma notícia mais que bem-vinda para outras áreas da sua empresa e de outras formas, como:

  • maior controle do trabalho, com a possibilidade de monitorar a produção em tempo real;
  • maior assertividade no trabalho de lidar com enfestos, cortes e etiquetagem;
  • ações programáveis, tornando os comandos mais ágeis e, também, mais eficientes no dia a dia produtivo;
  • facilidade para o diagnóstico de problemas no processo;
  • planos de cortes e encaixes que dispensam cálculos manuais;
  • muito mais dinamismo ao trabalho por meio da criação de informações digitalizadas — não havendo, assim, a necessidade de fichas técnicas impressas.

Existe, portanto, benefícios em todas as etapas da produção de moda. É importante identificar quais empresas conseguem traduzir esses benefícios em verdadeira eficiência operacional para o seu negócio!

Por que digitalizar?

Como vimos, a integração de informações e a agilidade de trabalho, promovida pelas soluções digitais, são avanços sem volta na rotina corporativa.

Imagine que, com a sua sala de corte automatizada, todo o fluxo vai permanecer sob controle, monitoramento e ações programáveis — desde o pedido de peças a serem produzidas (com o número de enfestos, camadas, cortes e tecidos necessários) até o trabalho automatizado de etiquetagem e de separação.

O resultado disso foi discutido no último tópico: agilidade, produtividade, mais imunidade contra erros e imprevistos e, especialmente, eficiência operacional.

Agregar esse tipo de tecnologia não só aproxima toda a sua empresa do conceito ideal de indústria 4.0, como gera um diferencial competitivo que pode agregar pioneirismo e liderança contra a concorrência.

Quer saber como a sala de corte automatizada pode ser implementada de acordo com a sua rotina, necessidades e objetivos? Entre em contato com um de nossos especialistas para que vocês travem, juntos, a melhor estratégia para o seu negócio!

6 respostas para “6 Benefícios de uma Sala de Corte Automatizada”

  1. Valter disse:

    Bom dia, somos de Portugal, vocês têm algum representante aqui na Europa que nos poderia atender?
    Obrigado!

  2. Juan Carlos disse:

    Cuál es el precio de la sala de corte

  3. MIGIUEL RADA disse:

    ESPERO CONTACTO. MI NOMBRE ES MIGUEL RADA. ESCRIBO DESDE SANTA CRUZ, BOLIVIA

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces