Por Caroline Florencio
Produtora de moda
Você já ouviu falar no xadrez vichy? Muitos o conhecem como o xadrez de toalhas de mesa, cuja principal característica é o quadriculado em duas cores! O xadrez vichy é um tecido leve feito de linho e algodão.
O nome vichy vem de uma praia francesa onde eram produzidos tecidos de algodão, mas acabou ficando famoso graças a Brigitte Bardot, que foi flagrada usando um biquíni xadrez. Depois, ela usou uma saia com a estampa xadrez vichy no filme “E Deus Criou a Mulher” e, mais tarde, ousaria casando-se com um vestido nessa padronagem!
Por ser uma estampa alegre e curinga, o xadrez vichy caiu nas graças dos estilistas e começou a surgir em coleções e em diversas modelagens. Ela também sempre volta com novas cores e possibilidades a cada estação!
É o xadrez vichy é usado tanto por homens quanto por mulheres, alcançando diferentes públicos. Também é possível vê-lo em sapatos, bolsas, objetos decorativos, móveis e até nos produtos de beleza!
Por ter versatilidade, você pode usar o mix de estampas combinando o xadrez com floral, por exemplo, mantendo uma cor como predominante. Não vai ter erro!
A padronagem do xadrez vichy voltou às passarelas com muita personalidade em propostas contemporâneas. O uso das sobreposições de tecidos, aviamentos e diferentes estampas e tamanhos trouxe uma nova proposta para a modelagem do vichy.
O que transforma as características simples da padronagem são as composições nas quais é possível obter diferentes looks e estilos, como o ladylike/retrô com saias godês, looks descontraídos, e femininos com aquela sensualidade despretensiosa!
Imagens:
www.google.com.br
https://br.pinterest.com
Leia mais:
Estampas Pied de Poule e Pie de Coq
Encaixe de tecidos listrados ou xadrez: como fazer
Encaixe de listras e xadrez: como posicionar os moldes e enfestar