Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/09/2014

Vestuário do Ciclismo

Por Greice Verrone
Designer de Moda

O que é um bretelle?
Esporte também é moda e o setor que mais cresceu nos últimos anos foi o ciclismo. Ele não é só uma modalidade esportiva, mas também um meio de transporte e lazer. A criação de ciclovias pela cidade e o surgimento de novos grupos que pedalam nos parques e nas estradas aumentou o número de praticantes dessa agradável modalidade, e claro que isso refletiu em um verdadeiro “boom” no desenvolvimento de vestuário e equipamentos para pedalar.

 

 

 

 

Foto: Mynd Sportswear. Acervo.

A prática de ciclismo exige roupas que ofereçam conforto ao atleta enquanto pedalam. Hoje vamos falar sobre o bretelle. Apesar do preconceito que sofre devido ao seu design, o bretelle é a peça mais funcional do vestuário de ciclismo. Desenvolvido com tecidos que oferecem diferentes graus de compressão, proporciona um melhor ajuste ao corpo, minimizando a vibração muscular, retardando a fadiga e dando melhor precisão na execução dos movimentos aumentando o rendimento do atleta.

 

 

 

 

Foto: Mynd Sportswear. Reprodução.

A ausência de elástico na cintura proporciona maior conforto na região abdominal e suas alças de sustentação garantem que a peça não se movimente durante as pedaladas em terrenos irregulares. A desvantagem sem dúvida é a ida ao banheiro. Algumas marcas já estão desenvolvendo a frente mais baixa para facilitar essa tarefa, mas isso só atende ao público masculino.

 

 

 

 

Foto: Mynd Sportswear. Acervo.

Além de serem desenvolvidos com tecidos tecnológicos, os bretelles são revestidos com forros projetados para minimizar o atrito entre o corpo e o selim. São várias camadas de espuma que oferecem diferentes níveis de amortecimento e absorvem a umidade mantendo a região respirável, inibindo o desenvolvimento de bactérias causadoras de maus odores e de infecções. Jamais deve-se utilizar roupas íntimas para a prática de ciclismo. Os forros são desenvolvidos considerando o contato direto com o corpo, sendo assim se utilizados em contato com outro tecido pode causar desconforto e assaduras, prejudicando o rendimento do atleta.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces