Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

30/08/2013

Uso irregular da ferramenta Pregas do Audaces Vestuário

3 min

Nos posts anteriores – Aplicação da ferramenta pregas do Audaces Vestuário (Parte I) e Aplicação da ferramenta pregas do Audaces Vestuário (Parte II) foi apresentada a ferramenta “pregas” do Audaces Vestuário Moldes em sua forma regular, que consiste na inserção de pregas com as mesmas proporções em duas extremidades. Porém, ela também pode ser utilizada de outras formas, como veremos neste texto.

O uso irregular da ferramenta “Pregas” pode ser visto nos moldes em que uma parte tem franzido ou pregas, e a extremidade oposta não.

Um bom exemplo do uso irregular da ferramenta “Pregas” é um molde de manga com pregas localizadas apenas na cabeça, uma manga levemente bufante por assim dizer.

A inserção de uma ou mais retas para originar uma prega continua com sua importância, uma regra que não deve ser abandonada. No caso da manga mencionada, ao definirmos 3 pregas na cabeça da mesma, devemos inserir 3 retas em toda a extensão como mostra a figura 1, como pode ser observado na imagem abaixo.

 

Demonstração de uso irregular da ferramenta “pregas” em uma manga/ Divulgação

As pregas deverão ser aplicadas uma a uma, o número de pregas na janela de opções que aparece na área de trabalho deverá ser 1. A distância entre as pregas não importa uma vez que elas acontecerão uma por vez.

As medidas das larguras na janela de opções, tanto na largura 1 como na 2 é o maior e considerável fator para a inserção das pregas irregulares.

Conforme a figura 2, supondo em inserir pregas de três centímetros na cabeça da manga, devemos aplicar a metade dessa medida, ou seja uma prega com profundidade de 1,5 centímetros. Um valor absolutamente mínimo, menor até que a espessura de um fio de cabelo, por exemplo 0,001 centímetros, deverá constar na largura 2. É imprescindível colocar um valor no item largura 2, caso contrário o efeito não acontecerá.

Quando os itens da janela de opções são preenchidos adequadamente as pregas abrirão apenas em uma extremidade e a outra terá uma abertura imperceptível, a não ser pelos pontos de controle que automaticamente são inseridos.

O molde apresentará algumas irregularidades em estranhezas de curvas, piques ou pontos a mais. Para a limpeza e arredondamento do molde é sempre aconselhável o auxilio de outras ferramentas de ajuste, no caso remoção de piques ou ferramentas de edição de curvas.

As costas de uma blusa com separação de pala também merece a aplicação da ferramenta “Pregas” com os mesmos passos explicados na manga com pregas na cabeça.

A construção da prega pode ocorrer em um lado apenas, com o molde dobrado. A inserção da reta de apoio da ferramenta “Pregas” corre pelas duas extremidades como na figura 1, demonstrado na figura abaixo. O restante do processo de irregularidade da prega é feito igual ao da manga. Este procedimento é para as costas de uma blusa em que o volume de pregas é colocado apenas na extremidade superior, nenhum volume ou prega foi inserido na barra. A ferramenta também possibilita a escolha de lado direito ou esquerdo em que a prega será aberta.

 

 

 

Demonstração da aplicação das pregas em uma blusa/ Divulgação

Em se falando de irregularidade de pregas o melhor exemplo para justificar a aplicabilidade da ferramenta é um maiô em que um lado é franzido e o outro não. Neste caso outras ferramentas do Audaces Moldes V11 auxiliarão no processo para um melhor acabamento das curvas do molde.

 

 

 

Demonstração da aplicação das pregas em uma maiô/ Divulgação

Os passos de execução são os mesmos apresentados até o momento e a figura acima prova a aplicabilidade da ferramenta em questão neste post. A figura apresenta os desenhos sequencialmente em suas operações. Logicamente que o lado com aplicação de franzido, observado na figura, recebeu o tratamento de outras ferramentas com a finalidade de melhorar o acabamento, porém, a ferramenta “Pregas” foi essencial neste desfecho.

Por Roberto Rubbo
Professor do Senac Lapa Faustolo

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

produto descontinuado Audaces

10/11/2021

Audaces comunica a descontinuidade de peças e suprimentos de Jet Print e Jet Print Plus

Escrito por Audaces