Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/11/2013

Tipos de beneficiamentos que podem ser aplicados aos tecidos

Diferentes tipos de beneficiamentos de tecidos podem ser aplicados a fim de melhorar a qualidade e o aspecto visual e de toque da roupa. Esses processos modificam de diferentes formas a aparência, a qualidade e a maleabilidade dos tecidos. Alguns tipos de beneficiamentos são aplicados no tecido ainda cru, que passam por processo químicos e físicos até conseguir o efeito final desejado. Outros processos são aplicados à roupa pronta e deixam o produto final com as características desejadas.

Conheça, a seguir, alguns tipos de beneficiamentos de tecidos.

Chamuscagem ou gaseamento – esse processo tem o objetivo de eliminar por queima as fibras que ficam salientes sobre o tecido, deixando a superfície do material uniforme. Os pequenos filamentos desordenados podem ser eliminados por placas aquecidas ou por chama. Caso o método não seja feito o nivelamento das fibras, podem ocorrer problemas em relação a solidez e regularidade das estampas, por exemplo.

 

Acabamento chamado chamuscagem dado ao tecido/ Reprodução

Desengomagem – esse método é aplicado com a finalidade de tirar substâncias engomantes adicionadas aos filamentos durante a etapa de produção do tecido. Esses elementos precisam ser eliminados das fibras, pois tendem a criar uma camada protetora sobre o tecido e impedem a aplicação adequada dos demais beneficiamentos.

Purga – consiste em um processo de limpeza a úmido aplicado em meio alcalino e tem o objetivo de eliminar as impurezas presentes nas fibras: gorduras, resinas, parafinas, óleos, entre outros.

Alvejamento – empregado com a finalidade de excluir do tecido impurezas elementares que lhe conferem coloração pardacenta. O alvejamento é realizado pela aplicação de produtos químicos como Hipocloreto de sódio, Peróxido de hidrogênio, Hidrossulfito de sódio, entre outros.

Flanelagem – neste processo é realizado o repuxo de pequenos filamentos na superfície do tecido, deixando o tecido com um aspecto felpudo.

Navalhagem ou tosquia – utilizado com o objetivo de cortar as pontas de fibras salientes que permanecem levantadas sobre o tecido. Esses fios sobressalentes deixam o material sem uniformidade e áspero ao contato.

Lixagem – a aplicação desse método tem como objetivo obter uma superfície fibrosa no tecido, porém, ela aparece menor do que no efeito de flanelagem. Para atingir o resultado, são utilizados cilindros envoltos por lixas e a sua movimentação provoca o efeito de “pele de pêssego”.

Sanforização – método utilizado com a finalidade de evitar que o tecido encolha quando passar por lavagem doméstica. Esse resultado é conquistado com o encolhimento do material realizado em máquina compressivas.

Fonte:
Tecnologia Têxtil II

 

 

Leia mais:

Beneficiamentos têxteis modificam estrutura dos tecidos

Critérios de classificação de tecidos quanto à qualidade

Encolhimento do Tecido: um controle de qualidade necessário nas confecções

Acabamentos aplicados aos tecidos melhoram qualidade da roupa

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces