Ícone de Pesquisa
roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Quando falamos de tendências para o ano de 2022, há uma certa incerteza sobre o futuro do mercado mundial em relação à continuidade da pandemia de Covid-19 e sua influência no perfil de consumo na Indústria da Moda.  

E mesmo com toda essa incerteza, o mercado da moda continua a reinventar constantemente suas possibilidades criativas e tecnológicas, bem como recursos e medidas da indústria para uma economia da moda mais sustentável.   

A WGSN, a empresa líder mundial em previsão de tendências, realizou uma conferência em que descobriram novas tendências e inspirações para a temporada deste ano. 

Neste sentido, por meio do levantamento de dados sobre as tendências da moda, design de roupas e acessórios, trouxemos algumas das principais novidades que o mundo tão infinito da moda vem trazendo em 2022. Confira:

Tendências de segmento têxtil: quais as próximas?

Apesar de o contexto econômico e social estar em um período de instabilidade, vale a pena destacar aspectos positivos do período, como a maior conexão da comunidade, a descoberta dos prazeres individuais e a agilidade com o comércio eletrônico.

Nasce o equilíbrio entre cultura, trabalho e vida e, é claro, um novo consumidor que mudou suas prioridades e aguarda propostas que promovam a unidade familiar.   

O perfil médio do consumidor se transformou naquele que gastará com marcas que ajudam no bem-estar e que transmitem otimismo e esperança. 

Em se tratando das tendências de fato, começamos com as cores. Os tons neutros, comerciais e básicos encontram seu lugar em um contexto de prudência e sobrevivência.   

“A novidade vem da mão do verde oliva, que terá muita influência devido a sua conexão com a natureza; o rosa magenta, transmitindo positividade, vigor e beleza; a cor da manteiga, sutil, nutritiva e com uma estética luxuosa; o laranja tropical, proporcionando uma sensação de energia e luz e, finalmente, o azul do Atlântico, onde a inspiração artesanal e sustentável é a marca registrada”. WGSN   

Conectada, Engenhosa e Euphoria: As tendências para o ano 2022 

As três tendências que vão começar na primavera-verão de 2022 são “Conectada”, “Engenhosa” e “Euphoria”, que a priori parecem muito estranhas, mas prometemos que você vai se apaixonar por elas.   

Conectada

Ela baseia sua inspiração na relação de nós mesmos com os outros. Isto nos leva a experiências naturais e espirituais.  Misticismo é a nova maneira de olhar o futuro. Roupas que nos protegem e desenhos que nos ajudam a nos conectarmos a nós mesmos.  

O conforto mais requintado aparece nesta tendência. Estética e exclusividade. Os objetos arcaicos são reavaliados como objetos da moda, os espaços artificiais e digitais se fundem, os ambientes de jogo se tornam relevantes e as cores principais são enérgicas e calmantes. 

Predominam as silhuetas leves e versáteis. As roupas ergonômicas brincam com acessórios e detalhes integrados. Hoje a importante busca por roupas confortáveis para ficar em casa descobriu desenhos em calças, blazers e saias com grande adaptabilidade e conforto. As cinturas elásticas e emborrachadas estão de volta.   

Os blazers assumem formas superdimensionadas e envolventes. Descobrimos tecidos que são fáceis de passar e de lavar. O toque de veludo, o bem-estar, as silhuetas envolventes e as cores relaxantes são os principais protagonistas.   

A década de 90 também teve seu nicho. Os cortes inovadores nos padrões contemporâneos apontam para o minimalismo dos anos 90. As ferragens metálicas e os elementos ajustáveis dão um toque diferente às roupas. As silhuetas são adaptadas por arcos, fitas e tiras.

“A grande sensação destas tendências para o ano 2022 é o chamado ‘atelier digital’, que nos aproxima do vestuário 3D e do design digital”.   

Qualquer que seja a tendência, melhorar com menos em um mundo sustentável é a essência que continua se repetindo.

Engenhosa

Essa tendência assume uma perspectiva da moda a partir de uma abordagem mais simples, natural e sustentável. A criatividade mostra seu estado mais puro e as cores e detalhes sóbrios aparecem. Predominam os materiais requintados e o luxo artesanal.

Uma estética sofisticada, porém adaptada e caseira, é apreciada ao mesmo tempo.  

A grande importância do tema do país está na aparência usada com texturas orgânicas e flores silvestres.  É um estilo alegre onde o tema náutico e o resort de férias também são presumidos.

Sem dúvida, a intemporalidade e a sustentabilidade estão em sua forma mais pura.  

As justaposições transformam sua incursão em vestidos florais e camisas de xadrez feitas à mão, duas das peças-chave na transição do inverno para a primavera. Encontramos um conforto desleixado com tecidos que carregam corantes naturais. Os desenhos são baseados em sobras de materiais, o que leva à criação de peças personalizadas.  

O estilo folclórico reaparece com acabamentos artesanais, saias boémias e camisas de gola alta. Os tecidos de tingimento contrastam com as botas de trabalho masculino.  

A feminilidade se reflete em peças serenas que nos lembram os vestidos de noiva. Um estilo vitoriano renovado com vestidos acentuados de madrepérola em rosa e champagne. Volumes e rufos estão de volta, assim como embelezamentos e aplicações delicadas.  

Euphoria 

Reflete a força do design, da criatividade e da liberdade. Use o poder emocional das cores para elevar seu espírito, apostando na alegria e no otimismo.  

Uma tendência em que importantes referências a ícones culturais com influências exageradas da impressão tropical emergem. Os designs exalam tendências cintilantes e retro resort. As silhuetas com hippie dos anos 70 tocam o contraste com materiais de excepcional criatividade. Os conceitos artesanais são elevados a cores vibrantes.  

São momentos em que a importância do exterior aumenta a necessidade de roupas práticas com qualidades técnicas: bolsos escondidos, roupas removíveis e fechos de correr ajustáveis.  

A aparência relaxante com tons suaves e confortáveis onde as tinturas naturais são repetidas. 

Sonhe com as tendências para o ano de 2022 

Surge uma interpretação eclética e juvenil das roupas. A transferência para o território moderno se dá através das cores e silhuetas onde pinturas e grandes flores são características.  

As cores se contrapõem em forma de bolha e volume. Sem dúvida, uma tendência que prodigaliza cores, estampas e detalhes artesanais. A novidade vem das colaborações entre marcas e artistas independentes.  

O verão, o sol e o bom tempo dão lugar a coleções inspiradas na praia e o visual da piscina. Kaftans, lenços de serigrafia que se transformam em tops e silhuetas modernas glamurosas são imperdíveis nos dias de verão.

Para a noite, voltamos a usar camisas e vestidos brilhantes e lurex. Como toda primavera, a coleção de safári não pode faltar. Desta vez foi reinterpretada com calças e calções de carga, macacão prático e cores médias mas vivas.  

Agora que você já sabe sobre as tendências para o ano na moda, que tal conhecer mais sobre os tipos de tecido e sua influência no ambiente têxtil? Acompanhe o blog Audaces e não perca nenhuma atualização de conteúdo.  

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

Roupas virtuais são ótimas oportunidades de mercado

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces