Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/02/2014

Tema de uma coleção de moda: importância na escolha

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Para criarmos uma coleção de vestuário devemos estar atentos a diversos pontos importantes. Precisamos pesquisar sobre o mercado (público-alvo, tendências, o estilo da marca, a capacidade da empresa) e também sobre um tema para iniciar o desenvolvimento dos produtos. Sempre que se escolhe o assunto, conceito, o tema de uma coleção de moda torna-se mais fácil o processo de criação. A coleção fica mais harmônica, é mais fácil selecionar as cores e matérias de acordo com as tendências.

O tema de uma coleção de moda pode ser escolhido por afinidade de quem cria, assuntos de interesse do público-alvo e motivos relacionados às tendências comportamentais. Quando se elege um assunto, deve-se estudá-lo o máximo possível, tentar conhecer todos os detalhes para que a interpretação não seja superficial. Quanto mais se conhece, mais associações podem ser feitas e assim consegue-se criar produtos diferenciados.

Depois do assunto escolhido, pesquisado e entendido, chega a hora de coletar imagens, selecionar as melhores e montar painéis imagéticos, chamados de painel de inspiração, painel semântico ou moodboard. Devemos escolher imagens que nos auxiliem na hora de começar a criar. Esses painéis nos ajudam a fazer as associações, extrair ideias para criação de estampas exclusivas, modelagens, aviamentos e detalhes para as peças, conferindo assim um diferencial aos produtos.
Cada designer de moda interpreta um tema de uma maneira, e isso que é o interessante, a visão de cada um sobre determinado assunto. Mesmo que duas ou mais marcas usem o mesmo tema em uma estação, as propostas serão completamente distintas.

Nos exemplos abaixo (imagens) verificamos alguns painéis que foram desenvolvidos para criação de coleções, cada um deles carrega consigo características de quem os montou e a sua interpretação do assunto.

No primeiro exemplo, podemos ver um painel de inspiração relacionado ao tema Balé. Foram escolhidas imagens que mais representassem o conceito que se gostaria de transmitir para as peças: suavidade, delicadeza, cores suaves. A partir das imagens podem ser criadas silhuetas, detalhes, escolha de matérias e aviamentos.

 

Fonte: acervo pessoal 

 

No segundo exemplo, visualizamos uma temática ligada a arquitetura, a linhas orgânicas, mistura de vidro e aço, branco, prata e preto. Assim como no primeiro exemplo, é possível criar diferentes modelagens, sobreposições.

 

 

Fonte: acervo pessoal 

 

Como podemos notar, a escolha do tema de uma coleção é super importante no momento da criação, assim como o uso de painéis que possam auxiliar na interpretação. Quanto mais o designer de moda desenvolver a habilidade de criar por meio de um tema, mais diferente será o resultado e mais coerente será a coleção.

Leia também…
Cartela de cores: definindo as características da coleção
– Sistemas CAD e CAM na confecção

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces