Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/11/2013

Técnicas de passadoria melhoram caimento e qualidade da peça

Quando uma roupa começa a ser confeccionada, ela sai da forma plana e inicia a transformação para um modelo tridimensional. Enquanto isso acontece, algumas partes da roupa ficam difíceis de passar, porém, algumas matérias e técnicas de passadoria podem auxiliar nessa fase.

A passadoria pode ser feita por meio de prensas térmicas, vaporizador (steamer), mesa a vácuo e/ou ferro. Quando falamos em técnicas de passadoria, duas variáveis são importantes, a pressão e a temperatura, que devem ser reguladas de acordo com o tecido. A pressão é importante para vincar e marcar as formas e o vapor entra na trama do tecido e nas fibras, tornando-os maleáveis.

A roupa é valorizada quando bem passada e esta etapa não deve ser feita somente no final da produção. As peças que se destacam pela qualidade normalmente recebem a passadoria de acordo com as etapas da sequência operacional de montagem, na preparação de algumas partes, como as golas, punhos e bolsos, por exemplo, que podem incluir a aplicação de termocolantes, como entretelas.

Para passar contornos como mangas, cavas e partes curvas, deve-se usar as almofadas como base para sustentar e assim colocar a pressão necessária.

Fischer (2010) destaca algumas técnicas de passadoria importantes com base na alfaiataria. Ao usar um tecido espesso, é aconselhável que se corte as pences e passe abrindo-as, o mesmo deve ser feito com os recortes e laterais.

Para o final de uma pence ficar plana, pode-se utilizar uma agulha ou alfinete preso na ponta dessa pence e em seguida passar. Certifique-se que o alfinete seja de metal ou que tenha cabeça de vidro. Uma dica importante é utilizar pedaços de tecidos para auxiliar na passadoria. Muitas vezes, dobras e pences ficam marcadas no lado direito da peça, trazendo um efeito visual desagradável. Pode-se utilizar tecidos entre as partes para não marcar.

Por Samira Troncoso
Designer de Moda e Professora na Feevale/ Novo Hamburgo (RS)

Referências
FISCHER, A. Construção do Vestuário. Porto Alegre: Bookman, 2010

 

Leia mais:

Conheça os equipamentos usados na passadoria

Acabamentos no jeans garantem qualidade da peça

Etiquetagem: cartilha apresenta regras para produtos têxteis
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces