Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/11/2014

Sobre Tendências

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Dentro do universo da moda, ouve-se muito o termo: pesquisa de tendências. Há uma grande diferença entre pesquisar e entender essas tendências e passar para o seu produto, e simplesmente replicar o que se diz tendência para as ‘criações’. Para quem pesquisa, entende e desenvolve produtos que atenda determinados anseios da sociedade, vale ressaltar a diferença entre Macrotendências e Microtendências, onde Macro são as tendências globais de comportamento e as Micro são as específicas de cada área, neste caso, o design de moda.

O estudo das tendências sempre foi um tema que chamou atenção de pesquisadores, curiosos e designers do mundo todo, visto que saber/prever um futuro não tão distante é algo atrativo. Entender o que o mercado é e o que o mercado anseia é o foco desse universo chamado “tendências” que visa entrar na mente de cada ser individual em busca das formas do inconsciente coletivo.

Estudar o passado e o presente faz com que se formule as tendências de futuro. Em empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, profissionais analisam e pesquisam conexões presentes, imaginando que o futuro está nas ações cotidianas mais frequentes, de onde se decodificam a cultura.

Sócia de um dos maiores laboratórios de pesquisa de tendências do mundo, o BrainReserve, Faith Popcorn prevê o amanhã olhando pra trás. Atualmente, Faith tem compartilhado sua visão de futuro com a Bayer, Campbell, Citi, Colgate, The Home Depot, Pepsico, P&G e centenas de outras empresas ao redor do mundo. Surpreendente, chocante e, às vezes inquietante, ela revela as mudanças sísmicas que estão prestes a balançar a cultura.

Há algumas décadas a lista de tendências defendidas por Faith só aumenta; na década de 1980 eram dez, hoje já são dezessete as ‘megatendências’ (como são chamadas por Faiht as macrotendências) que movimentam os anseios da sociedade.

Nos posts seguintes iremos detalhar essas tendências para que sejam mais facilmente entendidas e adaptadas à concepção dos produtos de moda.

 

 

 

 

Fonte: http://www.faithpopcorn.com/trendbank/

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces