Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

16/01/2015

Sistema de produção Just in time: produção na hora certa

Você sabe o que é o sistema de produção just in time?

É um modelo voltado para o sistema de produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.
Esse sistema pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e custos decorrentes do processo, sendo bastante utilizado por empresas especialmente de veículos automotivos – como é o caso da Toyota.

Vantagens do sistema de produção Just in time
Uma das principais vantagens desse sistema de produção é o fim ou pelo menos a redução substancial dos desperdícios. Quando pensamos em redução de desperdícios automaticamente isso é revertido em redução de custo no processo de fabricação de um produto.

Estoques baixos divididos estrategicamente pela linha de montagem dos produtos próximos daqueles que o utilizarão evitam a necessidade de um almoxarifado onde o colaborador tenha que sair do seu ambiente de trabalho para ir em busca do material.

Se formos pensar além da ideia de redução de custos, podemos observar que todos ganham nesse processo. Imagine que sua empresa tem uma linha de produção e que com esse novo sistema conseguiu ter menos desperdício de materiais, isso significa menos descarte e menos energia utilizada, além da redução de tempo.

As vantagens não param por aí. A fim de reduzir os estoques, criou-se a necessidade de manter um sistema ligado a demanda da produção, ou seja, quando é necessário produzir 100 peças de um determinado produto gera-se a ordem de serviço, um pedido que tem como objetivo dar baixa no estoque da matéria-prima que será utilizada, permitindo que se tenha uma avaliação do que será necessário comprar ou não. Em resumo, nada será comprado antes da hora certa e sem a necessidade.

Agora que você já aprendeu o que é o sistema de produção Just in Time, que tal refletir sobre o que ele proporciona para a empresa e de que forma você poderá ter benefícios?! Ou ainda, como aplicá-lo no seu sistema de produção?
 

Ler mais:

Sistema de produção modular do vestuário

Sistema de produção unitário – UPS

Sistema de produção do vestuário: Lote Progressivo

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces