Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/01/2016

Roupas de compressão: você precisa conhecer

Greice Verrone

Designer de Moda

 

Já viu aquelas roupas apertadinhas que muitos atletas usam? São as chamadas roupas de compressão. Elas podem influenciar diretamente na performance durante as competições, seja de atletas profissionais, amadores e entusiastas de esportes como ciclismo, corrida e triathlon. (Conheça a lista completa com todos os tipos de tecidos, clique aqui).

 

Pensando nisso, várias marcas que possuem linhas voltadas para essas práticas esportivas têm desenvolvido produtos confeccionados com tecidos que possuem esse efeito de sustentação – as roupas de compressão.

 

Inicialmente, esse tipo de tecido tinha como foco o público gestante (meias e cintas modeladoras, cuja função seria estimular a circulação combatendo os efeitos do sobrepeso e amenizando a celulite), mas estudos identificaram também que os tecidos para roupas de compressão possuem a propriedade de reduzir as microlesões causadas pelos treinamentos intensivos, o que contribui com a recuperação mais rápida dos músculos, minimizando o cansaço.

 

Foto: Acervo pessoal

 

Em atletas que possuem grandes volumes de treinos e participam de provas com alto desgaste a recuperação rápida, as roupas de compressão se fazem necessárias, e certamente o seu uso tornará a corrida ou pedalada mais confortável.

 

Foto: Acervo pessoal

A modelagem dessas roupas merecem atenção especial, os tecidos de compressão devem ser usados nas partes onde o desgaste da musculatura é maior. O benefício circulatório é o fator chave para a recuperação mais rápida na prática esportiva, pois a irrigação sanguinea é fundamental para um bom trabalho muscular durante a prova ou treino, bem como para a posterior reconstrução do músculo, que sofre pequenas lesões durante a atividade física intensa e prolongada.

 

Já nas áreas das articulações, é recomendado usar um tecido para o corpo “respirar”, pois nessa área o desgaste muscular é menor.

 

Foto: acervo pessoal

 

Saiba mais:

E-book da Audaces oferece download grátis de ficha técnica de moda

Ficha técnica de moda: da modelagem à produção

Como fazer uma ficha técnica completa

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces