Resumo:
- Os resíduos têxteis vêm sendo descartados incorretamente e poluindo o meio ambiente há muitos anos, o que gera riscos à saúde humana;
- Existem algumas formas de contribuir para que esse descarte seja feito da melhor maneira possível;
- A tecnologia pode ajudar sua confecção a ser mais sustentável. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!
A indústria têxtil é uma das mais antigas do mundo. Somente no Brasil, é considerado que está indústria já exista há mais de 200 anos. Mas nem tudo são flores quando se trata da produção de moda.
O setor está entre os cinco mais poluentes do mundo, o que gera impactos ambientais consideráveis. Afinal, quantos materiais foram descartados de forma incorreta ao longo dos últimos anos?
Para que sua empresa possa tomar as melhores iniciativas e fazer o descarte correto dos resíduos têxteis, alguns fatos precisam ser compreendidos.
Continue a leitura e entenda mais sobre!
Sumário
O que são resíduos têxteis?
Ao criar peças de roupa e acessórios, as indústrias costumam gerar muitos resíduos têxteis. Estes materiais não possuem utilidade após a produção e, por este motivo, são descartados.
As confecções, não sabendo como descarta-los corretamente – por falta de conhecimento ou negligência -, se desfazem destes resíduos de forma errada, sem o tratamento adequado.
Apenas no Brasil, 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano. Entre eles, os mais comuns são retalhos da indústria têxtil, roupas não usadas e peças em couro.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estes resíduos somam 5% do que é produzido no país.
Para que estes resíduos têxteis tenham um fim correto, os negócios de moda precisam seguir um conjunto de ações ambientais e se adequar ao descarte nas etapas de:
- Coleta;
- Armazenamento;
- Transporte;
- Tratamento;
- Destinação final;
- Disposição final.
Estas etapas têm como objetivo minimizar os efeitos desfavoráveis ao meio ambiente e à saúde pública que os resíduos têxteis podem causar.
Leia mais: Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?
Resíduos têxteis no Brasil e no mundo
Este problema não é único ou exclusivo do Brasil. Em outros países mundo afora, também existe a preocupação com o descarte correto e com o melhor aproveitamento dos materiais.
A grande maioria dos elementos usados para a criação de uma roupa são provenientes do petróleo, o que gera muita preocupação com o meio ambiente.
No Brasil, produz-se cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente. Deste número, quase 40% das empresas fazem o descarte de forma correta, enquanto os outros 60% descartam as sobras de forma irregular.
De acordo com o Sebrae, nos últimos 10 anos, pelo menos 80% dos resíduos têxteis do Brasil pararam nos lixões ou foram incinerados, enquanto apenas 20% foram reciclados.
Qual é a importância do descarte correto dos resíduos têxteis?
O descarte de resíduos têxteis feito de forma incorreta pode gerar danos ao meio ambiente, mas também prejuízos à sua empresa.
Fazer o descarte incorreto de materiais é considerado crime ambiental, de acordo com a Lei nº 12.305/2010. Isso porque os resíduos têxteis causam poluição e trazem danos à saúde humana, à fauna e à flora. Este crime tem pena de reclusão de 1 a 5 anos.
Ao não seguir as diretrizes para um descarte correto dos resíduos, a indústria perde oportunidades, como a de realizar negócios com novos clientes.
Para quem deseja implementar o Sistema de Gestão Ambiental da ISO 14001, norma da ABNT, é preciso seguir os requisitos fundamentais para conquistar a certificação.
Leia mais: Aprenda sobre o que é ESG e como aplicar na sua confecção de moda
Como fazer o descarte de resíduos têxteis corretamente?
Se sua empresa ainda descarta os resíduos de forma irregular e deseja mudar isso, confira alternativas mais ecológicas e que podem ajudar nesta mudança de processo:
Reciclagem
A reciclagem é uma das opções mais conhecidas para ajudar o meio ambiente através da indústria da moda. Apesar disso, não existem muitas iniciativas relacionadas ao descarte dos resíduos têxteis no país.
A forma mais simples de reciclagem na moda hoje é transformar tecido em fio por meio da desfibrilação, tornando o material reaproveitável como matéria-prima.
Descarte ecológico de tecidos
Uma prática que vem sendo cada vez mais procurada no mercado é o descarte ecológico. Inclusive, existe uma empresa especializada para ajudar confecções a realizarem o descarte de resíduos têxteis de maneira apropriada.
Essa mesma empresa responsável recolhe os materiais na fábrica e dá o descarte correto para eles, seguindo as normas ambientais e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Doação
A doação de peças, tecidos e sobras pode ser de grande ajuda no combate ao descarte incorreto de resíduos têxteis.
Tecidos que não servem mais para sua confecção podem ser usados na criação de artesanatos, enquanto peças descartadas podem ir para bazares ou até mesmo serem doadas para quem necessita.
Além de dar um descarte correto para o que não serve mais, ainda é possível fazer o bem ao outro.
Logística reversa
Existem empresas que se responsabilizam por suas peças mesmo após serem vendidas: é o que chamamos de Logística Reversa.
Esses negócios possuem pontos de coleta e, após as pessoas realizarem o descarte das peças, os mesmos se responsabilizam pelos resíduos têxteis, dando um fim correto para eles.
Leia mais: Entenda o que é e qual o objetivo do movimento Fashion Revolution
Como a tecnologia ajuda a reduzir a produção de resíduos têxteis?
Para as confecções que desejam ter um descarte de resíduos têxteis correto, a tecnologia pode ser uma importante aliada.
Por conta disso, Audaces oferece soluções mais sustentáveis e que se comprometem com o meio ambiente. Conheça algumas das nossas tecnologias:
Economize matéria-prima com Audaces Encaixe
Ter uma boa gestão de recursos é um passo obrigatório para que a sua confecção alcance a rentabilidade desejada. E com o Audaces Encaixe, essa economia se concretiza.
Com o sistema automatizado de encaixes da Audaces, é possível realizar o assentamento de qualquer peça em poucos minutos.
Aproveite ao máximo seus tecidos com Audaces Supera
O coprocessador Audaces Supera permite a criação automática de filas de encaixe, trazendo economia graças aos algoritmos que as processam e mantém a estação de trabalho livre.
Dependendo das necessidades de produção, o servidor agenda a ordem de corte, atribuindo prioridades aos marcadores.
Sua empresa pode diminuir o desperdício, aumentar seus lucros e ter uma cadeia produtiva mais sustentável. Assista ao nosso webinar gratuito com Wagner Heckert e Itiana Passeti e saiba como: