Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

08/04/2014

Representação de texturas no Audaces Idea: como fazer?

Como vimos no post anterior sobre padronagens – Representação de estampas em croquis -, os croquis são importantes ferramentas de comunicação na indústria da moda e apresentam as propostas de criação para a coleção com representação de texturas e estampas. Essa representação pode ser feita no Audaces Idea.

Neste sistema as texturas podem ser construídas utilizando as ferramentas Adicionar Estampa Corrida e Adicionar Estampa Localizada. Instrumentos que permitem recriar texturas por meio do desenho de módulos, assim como fazemos para as estampas. A textura do tricô, por exemplo, pode ser representada por meio de arcos repetidos dentro de um módulo com alguns pontos de encaixe. Utilizando a ferramenta Estampa Corrida para a inserção no desenho.
 

Representação de texturas pode ser feita com o auxílio do Audaces Idea

Já para texturas como lãs, linhos e jeans o ideal é utilizar uma imagem, de preferência uma foto do tecido que se pretende para a peça. Depois de importar a imagem (em JPG, por exemplo), basta inseri-la nas partes que compõem o desenho. Para a introdução da imagem, utiliza-se a Estampa Localizada, para tanto é necessário importar uma imagem que tenha uma boa extensão para que possa cobrir todo o desenho sem precisar repeti-la.

Ao utilizar imagens muito pequenas corre-se o risco de que ela não cubra o desenho todo, uma possibilidade nesse caso é a ferramenta Estampa Corrida, que vai repetir a imagem como se fosse um módulo. Porém, o resultado final é irregular e costuma deixar as bordas da imagem aparentes. Isso acontece porque raramente uma foto de um tecido é regular, normalmente costumam ter diferença de luz, o que causa essa irregularidade.

 

 

 

 

Representação da textura do jeans feita no Audaces Idea

Da mesma forma que nas estampas, para finalizar, basta adicionar sombras e detalhes. Eu costumo fazer as sombras com efeito de transparência, especialmente no caso de representação de texturas e estampas para que se possa visualizar bem o efeito que está por baixo da sombra. Também é possível adicionar alguns pontos de luz, usando também a transparência, mas ao invés do preto da sombra, no caso de luz usa-se o branco ou algum tom de cinza clarinho dependendo da cor que está por baixo. Existem outras tantas possibilidades de estampas e texturas para se fazer no Audaces Idea, é só usar a criatividade. Bom desenho!

Por Ananda Sophie
Mestranda em Design Estratégico e Professora na Universidade Feevale

Leia também…
Representação de estampas em croquis
Como otimizar o tempo no traçado do croqui

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces