Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/09/2013

Redesign de produtos de moda

Você já pensou em como o redesign de produtos de moda está presente no contexto atual? Antes de falar especificamente disso, vale lembrar que a moda não se limita a apenas ao vestuário, ela também se aplica as diversas relações vivenciadas hoje, como as sociais, econômicas e políticas. Também é uma forma de diferenciação e identificação, que alavanca a corrida por produtos diferenciados e que ao mesmo tempo faz com que as pessoas adquiram um produto e se sintam pertencentes a algum grupo.

Dentro deste contexto, a moda se apresenta cada vez mais dinâmica e busca constantemente novidades, porque vive em um sistema que nega o antigo e se empenha em alcançar o novo. O artigo “Review: um modelo para repensar lucro e tempo, no ciclo do sistema e vida, dos produtos de moda” mostra que a efemeridade no comportamento de consumo leva os produtos a serem utilizados por um curto tempo e gera um debate sobre o impacto do consumo no meio ambiente.

O que leva ao questionamento: como é possível atender a demanda com inovação causando o mínimo de impacto no planeta? Sem dúvida, produzir e inovar nesses moldes é um desafio para as empresas de moda, principalmente quando se refere ao curto ciclo de vida desses produtos e o apelo ao consumismo. Com base nessas questões, o artigo discute um consumo mais sustentável tendo como base o redesign de produtos de moda pós-uso. Segundo o texto o “modelo considera, em sua estrutura e planejamento, o tempo no ciclo, do sistema e de vida, dos produtos de moda, bem como os princípios do eco-design e da sustentabilidade”.

As pesquisadoras aplicaram um questionário com 50 pessoas e puderam constatar que 86% dos entrevistados usariam roupas de brechós. Quando questionados se usariam peças de vestuário mesmo ao saber que elas já foram utilizadas ou passaram por reformas tornando-se novos mais uma vez, 86% dos entrevistados responderam que usariam. Um dado bastante relevante quando se observa pelo aspecto de redesign de produtos de moda, que atua com o reaproveitamento dos itens após o uso.

O artigo destaca que atualmente utiliza-se o modelo Preview, em que o produto tem um ciclo de vida curto e definido, e defende o Review, sistema que prevê o projeto e o redesign de produtos de moda. O último se sobrepõe ao primeiro com o significado de dar equilíbrio a tempo, espaço geográfico, geração de renda/lucro e práticas ambientais.
 

Review como uma proposta para desenvolvimento de produto/ Reprodução

 

Fonte:
“Review: um modelo para repensar lucro e tempo, no ciclo do 
sistema e vida, dos produtos de moda”
 

 

Leia mais:

A importância da Gestão de Design na criação de moda

Design de bolsas

Desenho técnico de moda

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

o lado certo do tecido

21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo

Escrito por Audaces

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces