Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

27/08/2014

Quando a moda e a arte se encontram

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Não é de hoje que a moda volta seus olhos para a arte. Diversos estilistas se inspiraram na arte para criar suas coleções. A arte é uma fonte quase inesgotável de referências. São diversos movimentos artísticos, artistas, obras que nos rendem um grande repertório e muitas interpretações. Podemos ser literais ou podemos interpretar a nossa inspiração. O importante é, após a escolha da inspiração, conhecer tudo sobre ela, cada detalhe torna-se importante.

Neste exemplo temos uma criação extremamente importante da história do vestuário: o famoso vestido Delfos de Mariano Fortuny, o inventor do plissado. Mariano se inspirou nas vestes gregas e seus drapeados para criar o plissado e muitos de deus vestidos. As vestes gregas são conhecidas por seus tipos de drapeados e volumes.

 

 

 

 

Fonte: Reprodução

 

No próximo exemplo a arte e a arquitetura de Victor Horta, com suas curvas Art Noveau – formas cheias e arabescos e pequenos detalhes – tornam-se a inspiração para a padronagem do vestido da Maison Worth.

 

 

 

 

 

Fonte: Reprodução

 

O movimento Op Art dos anos 60, que era caracterizado pela ilusão de ótica, uso de duas cores e repetição das formas, teve uma relação muito grande com a moda da época. Diversos criadores usaram este movimento artístico como inspiração.

 

 

 

 

 

Fonte: Reprodução

 

Uma das mais famosas utilizações da arte foi a criação, também nos anos 60, de Yves Saint Lauren utilizando como estampa o quadro de Mondrian, que participava do movimento minimalista.

 

 

 

 

 

Fonte: Reprodução

 

Arte e moda estão sempre conectadas, uma utiliza a outra como referência. Utilizar a arte como tema para criação de produtos de moda é uma ótima opção para criar projetos interessantes e que chamam a atenção dos consumidores. Para isso é necessário o estudo da história da arte e também da história da indumentária e da moda.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces