Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda
Hoje para conquistar o consumidor as marcas estão desenvolvendo produtos que, além de visualmente atrativos, possuam alguma carga emocional e que gerem algum tipo de experiência de compra ou de uso. Vou mostrar alguns exemplos de produtos que possuem design diferenciado e apelo emocional.
O primeiro produto é um liquidificador inspirado no Mickey. A função do produto é igual a de qualquer liquidificador comum, mas neste existe um apelo na sua forma, nas suas cores e utiliza um personagem como foco do seu design.
Fonte: Reprodução
O próximo exemplo trata-se de uma mochila. A cor e sua forma lembram o casco de uma tartaruga. A mochila combinada com o acessório que vem junto, nos remete diretamente as Tartarugas Ninjas. Novamente temos personagens ligados a produtos, mesmo que desta vez de maneira mais subjetiva. Para quem foi fã dos personagens este produto traz uma experiência de compra e de uso muito interessante. O consumidor acaba tendo uma conexão com o produto.
Fonte: Reprodução
O terceiro produto é um ventilador de teto, porém as suas pás lembram as asas do Batman. Sua função continua sendo a de um ventilador, mas com o design e a cor, agrega-se valor ao produto e mais uma vez o consumidor tem uma conexão de compra.
Fonte: Reprodução
O próximo produto é uma jarra de leite, sendo que sua forma faz alusão a uma vaca. Marcas que tem um apelo fun conseguem também ter essa carga emocional em seus produtos. O consumidor acha engraçado, identifica-se e compra o produto.
Fonte: Reprodução
O último produto é a embalagem de um suco de banana. Para mostrar que o produto era realmente de fruta e não artificial, a marca optou por fazer uma estampa da fruta e não colocar um rótulo explicando que o suco era de banana.
Fonte: Reprodução
Interessante essa forma de trabalhar, né? Na moda é possível desenvolver produtos com esse apelo emocional e de experiência. A marca precisa ter consciência de como vai trabalhar esses pontos e como vai comunicá-los aos seus consumidores. Com certeza vale a pena!