Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda
No primeiro post sobre detalhes, apresentei algumas possibilidade e técnicas para construção de modelos diferenciados. Neste mostrarei mais algumas soluções bacanas para criação.
Pregas onduladas: Essas pregas forma ondulações e são feitas em sequência. As pregas são torcidas em uma mesma direção e então se passa uma costura reta para firmar todas juntas. No exemplo percebemos a técnica e na ilustração a sua aplicabilidade. Porém, existem várias possibilidades para essa técnica, na manga, frente e costas de uma peça, saias, vestidos. Fica interessante em diferentes tipos de tecidos e fica muito interessante usar um tecido que tenha o avesso de outra cor, pois quando a prega é dobrada vai aparecer as duas cores.
Fonte: Giannangeli, 2013.
Pregas laços: A prega laço tem um efeito muito bacana, o efeito zigzag. É uma prega larga que é costurada nas extremidades e o visual fica semelhante a de um laço. Na imagem conseguimos visualizar melhor essa técnica, sua regularidade e o ponto que forma o laço. Sua aplicabilidade é variada, pode ser feita apenas em algum detalhe ou na peça inteira. Também podemos usar diferentes tecidos.
Fonte: Giannangeli, 2013.
Fantasia de bicos duplos: Esse efeito é costurado em partes separadas, ou seja, cada prega é aplicada em um forro separadamente, devendo ser costuradas em sequência e de forma crescente. Podem ser criadas variações, usar cores diferentes ou usar um tecido que tenha o avesso de outra cor, pois quando a prega é dobrada vai aparecer as duas cores. No exemplo é possível entender melhor como é essa técnica e na ilustração uma das maneiras que podemos usá-la. Mas também podem ser utilizadas apenas em algum detalhe.
Fonte: Giannangeli, 2013.
Fantasia sereia: São colunas de tecido dobrados, ondulados e enrolados entre si. O efeito parece como cilindros um dentro do outro. Confere um efeito tridimensional muito bacana. No exemplo nota-se a forma descrita e na ilustração temos uma peça que utiliza duas colunas da fantasia sereia, que também pode ser usada de formas variadas.
Fonte: Giannangeli, 2013.
Muito diferente, né? Então, uma dica: busquem sempre novas referências, novas técnicas e soluções para suas criações. Nos próximos posts vou mostrar como construir algumas dessas técnicas. Não deixem de ler!