Por Bruna Pacheco
Proprietária da Black Label Consultoria e Escola de Moda
Continuamos neste post o passo-a-passo de como fazer modelagem de calça franzida nas laterais, adaptado com base no livro Pattern Magic Stretch Fabrics.
Modelagem de calça franzida nas laterais Passo 7: Recorte e trace o fio do tecido no meio de cada molde. O fio deve estar exatamente a 90 graus da linha do tornozelo. Trace debaixo até em cima, fazendo um risco cruzando toda a calça.
Modelagem de calça franzida nas laterais Passo 8: Em ambos os moldes, trace uma linha paralela à linha do gancho, 2cm para cima. Trace outra reta paralela ao gancho, 4cm para baixo.
Passo 9: Na parte superior da calça faça mais uma linha paralela, medindo da cintura até a linha recém traçada e divida a medida por dois. Se quiser, é possível dividir em mais partes, quanto mais divisões e aumentos a calça tiver, mais franzida ficará na lateral.
Passo 10: Partindo da linha traçada abaixo do quadril, divida a medida até o tornozelo por 15 (esta medida é uma sugestão). Coloque o valor do resultado distribuído ao longo da linha do fio, fazendo retas perpendiculares, conforme ilustra a figura a seguir.
Passo 11: Recorte todas as linhas, mantendo a linha das entrepernas e dos centros sem destacar, pois só a lateral que será ampliada. Enumere cada tira.
Passo 12: Coloque os moldes sobre outro papel e amplie cada tira. Não há medida exata pré-definida de qual abertura fazer para tira, o importante é que a medida das laterais da frente e das costas sejam iguais. Sugerimos que expanda em torno de 3cm por recorte. Depois, coloque margem de costura em toda a peça e os moldes estarão prontos!
Leia mais: