Existem diferentes etapas de produção da modelagem industrial e o modelista precisa conhecer cada uma dessas etapas para desenvolver seu trabalho. Abaixo descrevo cada uma das fases necessárias para desenvolver as modelagens de uma roupa.
Interpretação do modelo é a primeira etapa do trabalho de um modelista. Nesta etapa de produção da modelagem industrial, o profissional analisa um desenho, foto ou mesmo uma peça confeccionada. É importante destacar que o modelista deve avaliar todos os detalhes da roupa, como tamanho das partes, formas, aviamentos, tipos de costura etc.
Diagrama é o estágio em que todas as partes que compõe o modelo são desenhadas sobre papel; o diagrama também é conhecido como base.
Molde de corte é a etapa de produção da modelagem industrial em que ocorre a reprodução de cada parte do diagrama em outro papel, com acréscimo de margens de costura e todas as informações e marcações necessárias do molde.
Prova e correção é a fase onde é confeccionada a peça piloto para fazer prova de caimento, tamanho e se necessário fazer as devidas correções.
O modelista deve conhecer todos as etapas de produção da modelagem industrial/ Reprodução
Graduação é o estágio em que se realiza a ampliação e a redução dos moldes para se obter a grade de tamanhos, seguindo as marcações e variações de medidas.
Adaptação do modelo etapa de produção da modelagem industrial onde são feitas as mudanças necessárias do molde base para criação do modelo desejado.
Por Polyane Carlota
Docente e Designer de Moda e Vestuário, Tecnóloga Têxtil e sócia da Camisaria Carlota Reis