Por Greice Verrone
Designer de Moda
Fast Fashion, ou moda rápida, é o termo utilizado para a produção rápida e contínua de novidades, onde grandes redes de varejo aderiram a essa tendência. Para dar certo o sistema requer coleções compactas com modelos novos o tempo todo.
Se a preocupação das grandes maisons de costura é criar uma moda original e lançar tendências, o sistema Fast Fashion é exatamente ao contrário, o objetivo é produzir o mais tarde possível para não errar a tendência.
O mais interessante do fast fashion é como realmente funciona, ou seja os critérios usados para o sucesso desse sistema. Na realidade, quem escolhe o que fica ou o que sai das araras são os próprios consumidores. As marcas aproveitam o que o consumidor tem de melhor, não através do poder aquisitivo, mas sim através do conhecimento de mercado e do estilo que cada um tem. Parece estranho, mas em fast fashion, além de comprar e dar lucro direto à marca, o consumidor também trabalha para a empresa.
O grande mérito de uma verdadeira fast fashion é dar poder aos seus clientes, pois eles norteiam as empresas a produzirem novas peças a partir da oferta e da demanda dos produtos.
Esse processo dinâmico exige maior velocidade na criação, um “caçador de tendências”, estilistas e modelistas devem estar sempre disponíveis.
A eficiência do trabalho desses profissionais pode ser potencializada com a utilização da tecnologia. A Audaces disponibiliza no mercado o sistema IDEA onde você cria e desenvolve suas peças com precisão, liberdade e velocidade diretamente do seu computador, sendo um fator capaz de determinar o seu sucesso no mercado.