Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

13/06/2013

Projetos integradores são essenciais no ensino da moda

2 min

Os Projetos Integradores (PI) são uma realidade no ensino superior de todas as áreas e, cada vez mais, valorizados pelos alunos e pelo próprio MEC (Ministério da Educação).

O MEC reconhece nesta metodologia uma forma de apresentar aos alunos e aos professores que não existem conteúdos isolados e que cada um depende – em menor ou maior grau – de outro para complementar a formação do estudante e futuro profissional.

No caso específico dos cursos de moda, esta interdisciplinaridade e integração ficam ainda mais evidentes. Isso leva os cursos a se preocuparem e a modificarem seus projetos pedagógicos para atender a esta necessidade.
 

Resultado final de um Projeto Integrador em moda/ Acervo do curso de Design de Moda do Unipê/JP

Muito se fala no conhecimento holístico e parece que ele ficou, por muito tempo, estigmatizado às rodas de ensino “alternativos”. A educação tradicional começa a reconhecer que a integração e a interdisciplinaridade são necessárias em qualquer abordagem que vise a formação de profissionais.

A razão do crescimento desta visão deve-se ao fato de que nenhum conteúdo é mais importante que outro para a formação do profissional, uma vez que todo o conhecimento é circular e interdependente.

Fazendo um relato de experiência no curso onde ministro aula, devo dizer que os alunos percebem claramente a importância da complementaridade de conteúdos através dos Projetos Integradores, realizados em cada período. Estes projetos integradores são elaborados num sustentáculo único que é de observar os requisitos projetuais de um produto de design e o foco na sustentabilidade.

É marcante o PI do primeiro período que une conteúdos de Moda e Comunicação, História e Teoria do Design, Pesquisa e Criação de Moda, Desenho Geométrico e de Observação, Composição Visual e Estudo da Cor e História da Arte, Moda e Indumentária, esta última considerada a disciplina “guia” ou chave do projeto.

Essas disciplinas se reúnem para a construção do trabalho “Quando a moda encontra a arte”, que visa o desenvolvimento de um projeto de criação de um look inspirado em um movimento artístico escolhido pelos alunos.

Os estudantes elaboram painéis de pesquisa, memorial descritivo com a pesquisa teórica e a leitura semiótica dos elementos que constituem o projeto, fazem os esboços e a geração de alternativas.

 

 

 

Resultado final de um Projeto Integrador em moda/ Acervo do curso de Design de Moda do Unipê/JP

 

Finalizam o trabalho com a construção de um portfólio criativo que contém todos esses itens e inclui cartela de cores e de materiais, roupa prototipada e um editorial fotográfico com o look feito e cujo cenário remeta ao tema.

Os alunos sempre testemunham o quanto essa ação “casada” entre as disciplinas e entre os discursos dos próprios docentes facilita uma melhor compreensão dos conteúdos e estimula o interesse por assuntos menos populares, tais como as teorias do design, da comunicação e da história da arte.

Por Gabriela Maroja
Professora e Coordenadora da Graduação e Pós Graduação em Moda do Unipê/JP
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

28/04/2021

Gerente de Produção, o que faz esse profissional?

Escrito por Audaces