Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

21/01/2015

Prognóstico de cores para a indústria da moda

2 min

Por Francys Saleh
Designer e Docente no curso de design de moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 

 

 

 

Imagem: Reprodução

O prognóstico de cores está se tornando um grande negócio. Ele causa impacto não apenas no setor de vestuário, mas também nos cosméticos, utilidades domésticas, produtos de “estilo de vida” e automóveis. As companhias de pigmentos não podem arcar com os erros que custam caro e devem estar prontas para suprir a demanda por uma cor até dois anos antes da temporada de venda no varejo. Os especialistas em prognóstico de cor para a indústria da moda coletam informações de todas as partes do mundo sobre os números de vendas e as mudanças de interesse do mercado em relação às cores. Depois se reúnem duas vezes por ano na Europa e nos Estados Unidos para sintetizar e definir as grandes tendências da indústria.

Os principais corpos consultivos de cores são o British Textile Colour Group, o International Color Authority, o Color Association of the United States e o Color Marketing Group. Durante o processo de análise de dados os especialistas também observam e interpretam o contexto sociocultural subjacente e fazem projeções. Isso informa a provável direção que as cores seguirão na moda. Durante os anos 90, por exemplo, muitos consumidores se preocupavam com os prejuízos que os corantes químicos causavam no meio ambiente. Os profissionais de prognóstico de cor recomendaram as empresas de corantes e pigmentos que se concentrassem em tons e formulas mais naturais, o que promoveu o retorno ao uso de cores suaves e “naturais” e de tecidos “crus” na moda.

Os especialistas em prognóstico de cor não ditam as cores, mas analisam e interpretam os acontecimentos socioculturais e as preferências dos diversos setores do mercado para criar as “famílias” de cores. Há ciclos de cores de uma estação e de longa duração, e é possível se prever que certas cores estarão em alta em determinado período e que então darão lugar à outras cores, ou muito próximas ou opostas.

Referência:
JONES, Sue Jenkyn. Fashion Design: Manual do estilista
http://www.colourforecasting.com
http://www.colormarketing.org

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

Escrito por Audaces

Digitalização de moldes

13/05/2021

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Escrito por Audaces

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces