Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/09/2013

Produção Mais Limpa em Confecções

A preocupação com uma produção mais limpa e sustentável têm crescido junto aos empresários da indústria do vestuário, principalmente pela quantidade de rejeito que as confecções produzem. O guia “Produção Mais Limpa em Confecções”, projeto desenvolvido pelo Centro Nacional de Tenologias Limpas SENAI/UNIDO/UNEP – CNTL com apoio do SENAI/UNITEC, apresenta de forma simples e objetiva algumas soluções que podem ser implantadas nas empresas.

As ações sugeridas no manual são baseadas em atitudes que algumas confecções adotaram e obtiveram resultados positivos na implementação de uma Produção mais Limpa em confecções. O texto traz informações sobre como identificar os tipos de rejeitos produzidos pela confecção e os riscos à saúde dos trabalhadores, sugerindo aos empresários do setor de vestuário que realizem uma revisão nos processos de produção.

Além disso, a cartilha Produção Mais Limpa em Confecções aponta vantagens da implementação da Produção Mais Limpa (PmaisL), estudos de casos e traz à tona a discussão da importância de reduzir a geração dos rejeitos produzidos na confecção de roupas ainda na fonte. O manual também aborda estratégias que visem a redução do impacto ambiental e econômico. É claro que reduzir 100% o impacto da produção de vestiário no Brasil ainda é um grande desafio, mas a destinação adequada, reutilização e economia de matéria-prima contribuem significativamente para a utilização sustentável dos recursos disponíveis e geram uma melhora no desempenho e na competitividade das empresas.

Leia mais…
– Por que reciclar os restos de tecidos? 
– Tecidos descartados podem ser transformados em bijuteria
Reciclagem de fibras: roupas velhas viram matéria-prima
– Sobra no enfesto conta como consumo?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces