Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

13/02/2014

Processo criativo na Moda pode ser desenvolvido

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Muitos acreditam que a criatividade é um dom que poucas pessoas possuem, mas na verdade ela pode ser trabalhada e desenvolvida. Essa é uma habilidade muito cobrada nos dias de hoje no mercado de moda, o qual exige dos designers uma agilidade na criação de produtos, ou seja, precisam ter boas ideias de um dia para o outro.

Neste sentindo, cabe a cada criador pensar o seu processo criativo na moda e como estimular a própria criatividade. Algumas ferramentas podem ser usadas para promover a criatividade e devem ser incorporadas no trabalho diário, a fim de que o designer consiga desenvolver trabalhos diferenciados e inovadores.

Por incrível que pareça, um grande aliado do processo criativo da moda é o emprego de um método. A prática de método de desenvolvimento de projetos por meio da utilização de técnicas (exploração do processo lógico, exploração do projeto criativo, avaliação e controle do tempo) é uma forma de ordenar o trabalho subjetivo e criativo.

 

Processo criativo na moda pode ser estimulado por meio de métodos/ Fonte: site Tânia Neiva

 

Os problemas encontrados para o desenvolvimento de um produto estão tornando-se cada vez mais complexos, de maneira que é inadequado resolvê-los de forma intuitiva. O planejamento está associado com as necessidades dos usuários desde o estabelecimento de metas para o projeto até o desenvolvimento e controle dos processos operacionais para o alcance desses objetivos, passando pelas etapas de análise, criação e geração de alternativas, verificação e especificações refinadas de detalhamento.

Uma metodologia de projeto proporciona organização das ideias e cronologia do projeto, possibilita a visualização de previsão de prazos e, posteriormente, o cumprimento dos mesmos. Ela também previne e impede erros humanos e proporciona compreender e definir com eficácia um problema na busca por soluções adequadas e inovadoras.

A procura pela formalização também ajuda a externalizar o pensamento projetual, ou seja, busca-se representar através de diagramas e tabelas o que ocorre no pensamento. Uma atividade criativa também precisa de métodos que tracem objetivos de forma clara, concisa, específica e verificável para a resolução de um problema. Estes objetivos devem ser revistos periodicamente. Assim, o designer deve manter uma organização e articulação de decisões que aponte para o desenvolvimento e realização do processo projetual.

Na moda este cenário de projeto é cada vez mais adotado, apresentando contextos de inovação e respeitando as características peculiares dos produtos fashion, que por natureza têm o ciclo de vida curto e efêmero. O desenvolvimento de produtos gerados a partir de um projeto tem desempenho melhor do que aquele realizado de maneira empírica.

Leia também…
– O processo de criação de moda
– O que é criação?
Da criação à produção: planejando o processo produtivo na confecção 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces