Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/11/2013

Pesquisadores desenvolvem material que muda de cor

Uma equipe formada por estudiosos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e do Fraunhofer LBF, na Alemanha, desenvolveram um novo material. O objeto é composto por um tecido extensível que recebeu camadas de nanoesferas e tem aspecto semelhante a pedra semipreciosa opala, motivo pelo qual foi batizada de polímero opala. A característica que mais chama atenção no material é o fato dele mudar de cor quando exposto à tensão mecânica.

A mudança na coloração do polímero opala deve-se ao fato dos cientistas terem utilizado uma tinta produzida à base de nanocristais fotônicos impressos em padrões que modificam a cor quando o suporte é deformado. Apesar de obter cores bastante diferentes sobre tensão mecânica, para formar o objeto, os cientistas utilizaram apenas uma única cor de tinta. O que determina a coloração que o material vai reproduzir quando deformado é a forma e a montagem dos nanocristais.

Os cristais fotônicos possuem diâmetro de apenas 200 nanômetros e tem capacidade de dobra e de refletir alguns comprimentos de onda de luz. A mudança de cor ocorre porque quando o objeto é esticado, o espaço entre os nanocristais aumentam, modificando momentaneamente a propriedade da matriz, e há a reflexão de outras cores do espectro luminoso.

A utilização desse material pode revolucionar algumas questões, como os custos com os uso de tinta, uma vez que o cartucho de uma única cor pode imprimir o espectro de cores, e ser utilizado na indústria têxtil. Também pode ser usado como um controle para aferir a condição de cintos de segurança, cordas, e outros elementos submetidos à tensão.
No vídeo abaixo você pode analisar o comportamento do material:
 

 

 

Fonte
wikienergia e LQES Unicamp
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces