Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/10/2013

Perfis dos consumidores: sistema VALS2® aponta oito tipos

Por  Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

No post anterior – Perfis de consumo: VALS2® aponta oito tipos de consumidores – abordei os dois primeiros perfis dos consumidores (Idealistas e Conservadores) apontados pelo sistema VALS2®, que consomem movidos pelos princípios, valores morais. Abaixo descrevo detalhadamente as características dos outros seis perfis dos consumidores apontados pelo modelo, que estão separados entre os que são impulsionados pelo status e os movidos pelo impulso.

Movidos pelo status

Inovadores (innovators): estes consumidores geralmente são sofisticados, ativos, possuem boa autoestima e recursos abundantes. São pessoas interessadas em crescer e procuram autoconhecimento. Geralmente, possuem várias formas de expressão e são impulsionados por princípios e pela vontade de mudar de fazer a diferença. Veem imagem como algo importante, não relacionando-a com status ou poder, mas sim com caráter e liberdade. São líderes, gostam de desafios, são abertos a mudanças, têm gosto refinado.

Marcas que focam nesse segmento: Ermenegildo Zegna, Christian Louboutin, Michael Kors.
 

Segundo sistema sistema VALS2® existem oito perfis dos consumidores/ Reprodução

Empreendedores (achievers): essas pessoas geralmente têm êxito profissional e fazem algo de que gostam, buscam o controle da própria vida. Gostam de opções que não oferecem riscos, são politicamente conservadores, apreciam consenso e estabilidade. Suas vidas sociais na maioria das vezes são estruturadas ao redor da família – a qual são extremamente dedicados -, igreja e carreira. São dedicados ao trabalho, no qual são responsáveis e lhes proporciona recompensa financeira e prestígio. Se preocupam com o que as pessoas pensam a seu respeito, o que impulsiona-os a comprar produtos e serviços que deem prestígio a eles.

Marcas que focam nesse segmento: Vila Romana, Burberry, Aramis Menswear

Esforçados (strivers): perseguem constantemente motivação, necessitam que suas ações sejam aprovadas por aqueles que convivem com ele e esforçam-se para achar seu espaço na sociedade. Essas pessoas costumam ser inseguras, têm limitados recursos econômicos, sociais e psicológicos. Dão importância a opinião e aprovação daqueles que o rodeiam, veem o sucesso como dependente da condição financeira, pois não costumam guardar dinheiro e com frequência percebem a vida como dura e amarga. Se magoam facilmente e são impulsivos. Geralmente usam as roupas da moda, imitam seus ídolos e sonham em obter coisas que vão além dos recursos dos quais dispõem.

Marcas que focam nesse segmento: Marisa, Pernambucanas, Besni.

Sobreviventes (survivors): possuem um vida de restrições, baixo grau de instrução e de qualificação e probreza crônica. São pessoas resignadas e passivas, tratam com descaso a saúde, não possuem laços sociais fortes. Preocupam-se com segurança e sobrevivência, consomem de forma cautelosa, são leais as marcas das quais gostam e representam um mercado simples para parte dos produtos oferecidos.

Marcas que focam nesse segmento: Caedu, Torra Torra, Seller, Skala.

Movidos pelo Impulso

Experimentadores (experiencers): essas pessoas são jovens, entusiasmados, impulsivos e rebeldes. Procuram variedade e excitações, apreciam as novidades e os perigos. Se entusiasmam rapidamente com novos estímulos e possibilidades, porém, com a mesma velocidade costumam perder o interesse. Estão em processo de construir o estilo de vida pessoal e comportamento, geralmente não são politizados, buscam diferenciar-se dos demais e gostam de praticar atividades físicas em ambientes abertos. Apreciam a riqueza, prestígio e o poder, porém, gastam muito com roupas, música, cinema.

Marcas que focam nesse segmento: John John, Setgio K., Diesel, Top Shop, Khelf.

Habilidosos (makers): possuem habilidades construtivas e sabem muito bem o valor que possuem. Atuam em um contexto tradicional de família, emprego e recreação física, geralmente não têm muitos interesses quando fora deste contexto. Como possuem boa habilidade manual, acabam vivenciando o mundo por suas mãos, seja na construção de casas, criação de filhos ou fazendo atividades domésticas. Possuem boa renda, força de vontade para crescer e concretizar seus planos. Gostam de produtos que sejam funcionais e práticos, são conservadores quando se trata de política, têm certa resistência a ideias novas e costumam honrar autoridades. Não gosta de ter seus direitos individuais invadidos.

Marcas que focam nesse segmento: Adidas, Centauro, Lacoste, All Star, Hollister.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces