Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

09/10/2013

Perfil social da moda de um país aborda diferentes aspectos

2 min

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

A moda tem incutida em seus conceitos a análise do ser social e, como base nessas observações, é capaz de traçar o retrato cultural de determinadas sociedades. A essas análises estão vinculados os aspectos culturais, sociais e psicológicos, que são a base de um discurso capaz de construir um perfil social da moda.

Aspectos culturais
Estudo de uma nação, suas características, diferenças e interferências. Analisar o país e o seu povo, com seus perfis físicos e psicológicos assim como costumes diversos, as miscigenações, as estruturas do corpo que ganham singularidades de norte a sul, aspectos que capacitam a interpretação dos desejos em produtos mais adaptados, resguardando as características físicas e regionais.

Cores e nuances diferentes geradas pela luminosidade de posicionamento do sol, a mesclagem dos grandes centros urbanos com os aspectos rurais, matas e florestas num contexto global, a culinária com temperos e cores, faz transbordar cartelas de cores, texturas, estampas e formas.

 

Para traçar o perfil social da moda é necessário analisar os aspectos culturais de um povo/ Reprodução

Aspectos sociais
A moda mescla interferências externas e internas à sociedade e cria aspectos democráticos e ditatoriais ao mesmo tempo. Ela se divide em grupos com suas especificidades, gerando atitudes e posturas diferentes, cada qual com seu comportamento, linguagem e atitudes específicas, criando símbolos para representá-la. Comportamento este, que pode ser democrático ou imposto ao indivíduo definindo sua inclusão ou exclusão do grupo.

Estas diferenciações podem ou não criar barreiras, preconceitos ou descriminações sociais. Mas são os diferentes aspectos e comportamentos que definem os seus traços declarando a sua postura perante as reações que querem passar.

Aspectos psicológicos
São baseados por fenômenos culturais que projetam no inconsciente coletivo mitos e verdades a serem seguidos. Integrado ao dia a dia, inconscientemente, faz com que determinadas pessoas percam a definição pessoal e o incorporem sem uma análise individual. Essas referências provocam a disseminação de ideias e comportamentos que direcionam os indivíduos a agirem e consumirem conforme o modelo apresentado.

 

 

 

 

Estudo dos aspectos psicológicos também auxiliam na construção do perfil social da moda/ Reprodução

 

Tais processos fazem proliferar situações, experiências e estímulos ilimitados e em ritmo acelerado, fazendo os sujeitos transitarem entre demandas e desejos diversos, impossibilitando-os de se constituírem como único, com identidades que, além de diferenciadas, são muitas vezes contraditórias.

Assim, o corpo surge como lugar preparado e ocupado para a produção de identidades sociais, o corpo é corpo social, e sempre foi marcado por pinturas, vestes e ornamentos, cheios de significados que pertencem a culturas especificas.

E através desses elementos, se constrói o perfil social da moda, capaz de guiar os criadores na busca por melhores entendimentos do público e melhor foco dos seus produtos.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

28/04/2021

Gerente de Produção, o que faz esse profissional?

Escrito por Audaces