Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/01/2013

Peça-piloto: garantindo a perfeição da peça

Confeccionada para prova e correção de eventuais problemas na modelagem, o desenvolvimento da peça-piloto ou protótipo é uma etapa fundamental no processo produtivo de uma confecção. Nesta etapa é possível avaliar as dificuldades encontradas ao costurar a peça e propor alterações que tornem sua produção mais fácil.

No livro Inventando Moda, Dóris Treptow enfatiza que é papel da piloteira apontar defeitos de modelagem que possam comprometer a execução do modelo, além de alertar para o comportamento do tecido na máquina de costura.

No livro ela destaca que, algumas vezes, “é preciso rever o molde após a confecção do protótipo – eliminando excessos em partes do tecido ou acrescentar folgas para melhorar o caimento de mangas, por exemplo”.

Assim como a modelagem, a confecção da peça-piloto é guiada pela ficha técnica do modelo, que fornece as informações detalhadas da peça, assim como o desenho técnico.

Para avaliar o caimento e conforto da peça, a peça-piloto pode ser vestida em um modelo com medidas que correspondem à tabela de medidas utilizada pela confecção.

Além da forma manual, é possível fazer a simulação 3D da modelagem de roupas , o que reduz significativamente o número de peças-pilotos confeccionadas. A tecnologia 3D permite “abrir” a modelagem e realizar a prova na mesma hora, verificando se o caimento da roupa está perfeito, além simular a costura e renderizar tecidos, estampas e bordados.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

desenhar-roupas

03/03/2021

Desenhar roupas: 10 dicas para criar looks incríveis

Escrito por Audaces

Designers de moda analisando desenho técnico de moda

22/02/2021

O que é desenho técnico de moda e como fazer com perfeição

Escrito por Audaces

29 anos da Audaces

12/02/2021

29 anos de Audaces: do sonho à Indústria 4.0

Escrito por Audaces