Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

27/07/2015

Os bastidores do minucioso processo produtivo da Hermès

Por Thais Soares
Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Uma das marcas mais tradicionais do mundo, famosa principalmente por seus lenços de seda e bolsas de couro (como as icônicas Kelly e Birkin), a Hermès é uma exceção à regra de produção acelerada seguida pela grande maioria das empresas do segmento de moda, mantendo ainda hoje o processo manual. Você conhece o processo produtivo da Hermès?

De 29 de maio a 7 de junho aconteceu em São Paulo no Museu da FAAP, o Festival des Métiers. Durante o festival, artesãos da marca mostraram como são fabricados alguns dos produtos mais desejados da mesma, desde selas, passando por porcelanas até as gravatas com estampas divertidas, uma experiência capaz de agradar até mesmo aqueles que não são envolvidos com moda.

No processo produtivo da Hermès, a fabricação extremamente minuciosa resulta em uma perfeição artística. As peças podem levar semanas ou meses em cada parte do processo o que faz com que haja filas de espera de até três anos para alguns itens. É interessante perceber que até mesmo a matéria prima utilizada é produzida, em maioria, pela própria maison. O couro vem de fazendas criadas exclusivamente para essa finalidade, todas de propriedade da marca, enquanto a seda é fornecida pela região conhecida como Vale da Seda no noroeste do Paraná, e depois tecida em Lyon, na França.

Ao se observar o processo produtivo da Hermès, é possível compreender o valor agregado aos artigos e o motivo de alcançarem facilmente a quantia de cinco dígitos na hora da venda. A separação de cores das estampas dos carrés (lenços), que leva cerca de 700 horas para ser concluída, e a produção das gravatas, com medidas perfeitas e uma série de técnicas que fazem da peça um item exclusivo e reconhecível no mundo inteiro, são exemplos do cuidado na produção.

Fonte das imagens: Folha de São Paulo e FFW.

Leia mais:
Produção exclusiva de moda segue regras para ser alta-costura
Livro 30 anos de moda no Brasil
Essência no processo criativo de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces