Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/01/2013

Ordem de corte: otimizando a produção na confecção

A cada coleção as confecções desenvolvem modelos que serão produzidos em um período de tempo. Para organizar a produção são definidos os tamanhos, as cores e os tecidos em que serão confeccionados os modelos. Um único modelo pode ter diversas variações, que influenciam – e muito – no modo de produção. Por isso, a importância da ordem de corte para otmizar a produção na confecção.

O processo segue o fluxo que pode ser visto no esquema abaixo: que começa pela entrada, passando pela ordem de produção, ordem de corte, encaixe e enfesto antes de, finalmente, chegar ao corte da peça.
 

Ordem de produção
Contabilizadas as peças que serão produzidas, define-se a ordem de produção. Nesta etapa são definidas as quantidades de peças que serão cortadas em cada variação para atendimento da demanda, seja ela semanal, quinzenal ou mensal.

 

 

 

 

 

Ordem de corte
A partir dos dados da ordem de produção, a ordem de corte é definida. Neste documento – que é encaminhado para o setor de corte da confecção – é possível verificar quantos encaixes devem ser formados para atender, na totalidade, a quantidade de peças definidas na ordem de produção.

Para gerar os resultados, a ordem de corte avalia a quantidade de modelos e as variações desses modelos, a quantidade de peças que serão produzidas em cada variação, além da capacidade produtiva da indústria.

Encaixe
Com base nos resultados gerados são analisadas as melhores combinações para a produção na confecção, o que gera os dados que são utilizados para formar os encaixes:

 

  • Quantidade de encaixes a fazer;
  • As variações de modelos por encaixe;
  • A grade de tamanhos para as variações;
  • Quais tecidos e cores utilizar;
  • Quantas camadas de tecido serão necessárias.

Enfesto
Com o encaixe definido, as camadas de tecido podem ser posicionadas na mesa de corte, obedecendo o comprimento do encaixe e as informações sobre a quantidade de tecido da ordem de corte.

Corte
Os encaixes impressos são posicionados sobre os colchões de enfesto. Após a fixação do risco, inicia-se o processo de corte do tecido. Terminado o corte são separadas as peças do modelo por tamanho, formando pequenos lotes que serão enviados para a etapa de costura.

Atualmente existem soluções que auxiliam na elaboração da ordem de corte. Entre as opções, destaque para o Audaces Neoplan – software que gerencia o planejamento de corte e encaixe da área têxtil, indicando quantos encaixes são necessários para produzir a quantidade total de peças vendidas.

O software apresenta algumas vantagens, como:

 

 

  • Oferece várias soluções para atender uma mesma ordem de corte da confecção.
  • Permite a comparação entre as soluções para escolha da mais adequada, analisando o consumo e o custo dos encaixes.
  • Aponta a melhor forma de executar os enfestos, minimizando a troca de  rolos de tecido, eliminando margens desnecessárias e otimizando o uso da extensão útil da mesa de corte.

 

 

Leia mais:

A importância do layout da sala de corte

Calculo da Ordem de Corte: sua importância na confecção do vestuário

Ordem de fabricação na confecção: por onde começar?

Talão de Pedidos: função nas empresas

Formulário de Preparação da Ordem de Fabricação

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces