Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

15/11/2013

O que é ambiência de moda?

2 min

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Em moda não existe produto pelo produto. Todas as peças fazem parte de uma “grande família”, a coleção de moda, que nada mais é do que o agrupamento ordenado (por uma lógica própria de desenvolvimento e quantificação) de produtos afins, por isso, as coleções de roupas, calçados, joias, bolsas, devem ser separadas. Dentro dessa lógica própria, alguns itens são obrigatórios no processo de construção, como o tema, os shapes (formas/modelagem), as cores e os tecidos/materiais.

O tema é um assunto que causa muita paixão e ódio no designer de moda, principalmente naqueles que ainda estão no processo de aprendizado. Mas, buscando uma forma de racionalizar algo que pode ser tão abstrato e subjetivo, os designers desenvolveram o recurso da Ambiência de moda. Alguns a chamam de Quadro Imaginário, Painel Iconográfico ou Painel Temático, mas todos os termos se referem à mesma estrutura.

 

Exemplo de Ambiência de moda/ Reprodução

A Ambiência de moda é feita por colagens de imagens, podendo conter também amostras de materiais e de cores, bem como esboços e desenhos e até palavras-chave. Ela pode ser feita manualmente ou computadorizada e quantas vezes for necessário até se chegar a uma ideia que traduza sucintamente (e visualmente) o conceito que se pretende passar com a coleção.

O tema escolhido geralmente não é abrangente, uma vez que se perderia o poder de coesão num contexto muito amplo, assim, a ambiência tem a função de fazer um recorte para um subtema, proporcionando referências sensoriais suficientes para o trabalho do designer.

 

 

 

Painel Temático, croquis e coleção de Marcelo Sommer/ Reprodução

É a partir da ambiência que devem sair todos os elementos que compreenderão a coleção, desde a cartela de cores até a escolha da textura eefeito dos tecidos, assim como vemos na ambiência utilizada por Marcelo Sommer para coleção Outono/Inverno 2009. Perceba o enfoque dado ao tema escolhido, os desenhos dos azulejos, as casas de três andares tradicionais, o Museu Rembrandt, alguns croquis e desenhos técnicos, todos inspirados no tema Amsterdan. Dessa construção visual saíram as formas de círculos bidimensionais, as cores e estampas usadas no desfile.

Leia também…
Moda e inspiração: o que é um mood board?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

moda-digital-multissolucao-audaces-360-audaces

04/12/2018

Como a multissolução Audaces 360 contribui para a moda digital

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces